Salvador

Prefeitura oferece assistência às mulheres vítimas de violência

Para apoiar e assegurar todas as mulheres que sofrem de violência doméstica e familiar na capital baiana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ), têm reforçado a importância de denunciar os atos de violência contra a mulher, principalmente neste período de pandemia. A vítima pode efetuar a denúncia pelo telefone 180 ou procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Brotas ou Periperi.

Após realizar a denúncia e a vítima precisar de proteção ou acolhimento, o caso é encaminhado para o serviço de assistência no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira. No local, são oferecidos atendimentos social, psicológico e jurídico.

O Camsid funciona de duas formas: para novos referenciamentos e acompanhamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e 24h ininterruptas para as mulheres em situação de acolhimento. Para orientações e os devidos encaminhamentos, a vítima também pode entrar em contato pelo (71) 98876-6182 (coordenação) ou pelo e-mail camsidspmj@gmail.com.

Para a coordenadora dos Centros de Referência e Casas de Acolhimento, Maria Auxiliadora Alves, as mulheres que sofrem com esse tipo de violência precisam conhecer os seus direitos e, principalmente, confiar nas medidas judiciais, a exemplo da medida protetiva de urgência.

“O primeiro passo é apoiar essas mulheres a denunciarem e a não ficarem caladas. Camsid oferece uma equipe toda preparada para atender e estudar a situação da vítima. Ou seja, são averiguados diversos casos e maneiras de resolver o cenário, como, por exemplo, a medida protetiva de urgência e também a questão social. Caso após o acolhimento ela não tenha para onde ir, vamos buscar referenciá-la em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social”, conta.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *