NotíciasOpiniãoSaúde

Gripe, resfriado, alergia ou Covid-19: como identificar pelos sintomas

A pandemia da Covid-19 colocou o mundo em alerta. Já sabemos bem os seus impactos, formas de transmissão e o seus sintomas, mas neste último ponto muitas pessoas entram em dúvidas. Sendo a tosse, a falta de ar e a congestão nasal sintomas comuns ao Covid e a outras doenças, muitos podem se preocupar quanto a própria saúde e a de familiares.

A Covid-19 só é diagnosticada com a realização de um teste específico, e seus sintomas podem se estender mais do que os já citados. De qualquer forma, ao identificar qualquer sinal de que a saúde está afetada, ou ainda ao se expor a outras pessoas doentes ou em situações de risco para o contágio, é importante se isolar em casa e observar se tais sintomas se desenvolvem ou agravam. Procure ajuda médica caso isso se mostre um problema real.

Os sintomas mais comuns da Covid se confundem principalmente com a gripe, os resfriados e com quadros alérgicos. É importante eliminar essas possibilidades, e por isso preparamos este artigo para detalhar melhor como diferenciar os sintomas de cada um destes casos. Confira a seguir!

Gripe

A gripe é também uma doença causada por vírus, o Influenza, sendo considerada um problema sazonal e por isso alvo de campanhas de imunização. Seus sintomas são os espirros, a congestão nasal e coriza, podendo incluir dor de cabeça e fadiga. Pode trazer também a tosse e febre, mas geralmente não chegam a tanto.

O tratamento inclui o repouso, a hidratação e o uso de medicamentos para resolver sintomas pontuais. Se puder, tome a vacina anualmente no início do inverno.

Resfriado

Já um resfriado é bastante similar à gripe, porém com menores proporções. Geralmente passa em uma semana, ou então devem ser investigados. Irritação na garganta também é comum, causando tosse. A baixa imunidade agrava o quadro e ainda aumenta as possibilidades de infecção. 

Alergia

Os quadros alérgicos podem ser agudos ou crônicos. Nos crônicos, também conhecidos por casos de repetição, como na sinusite e rinite, já é esperado que o paciente apresentará crises e seus sintomas, principalmente espirros, garganta irritada, tosse, inflamação das mucosas do nariz e seios da face, irritação também nos olhos e coceira no nariz. Tanto estes casos crônicos como os agudos, mais pontuais, são causados pela exposição aos agentes alérgenos, como poeira, pelos de animais, fumaça e fuligem, fragrâncias e ácaros.

Covid-19

Já a Covid-19, além dos sintomas já citados da tosse e fadiga, também pode ser acompanhada de perda do olfato e do paladar, de falta de ar, febre e até mesmo diarreia. Entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas, a pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras. Por isso o isolamento social é tão importante para diminuir o avanço da doença enquanto não temos uma cura definida e uma maneira de imunização. Ao apresentar os sintomas do coronavírus busque por ajuda em postos de saúde ou no seu pronto atendimento privado. Proteja-se e proteja também quem está ao seu redor.   

Se você está em casa cumprindo com a quarentena e o isolamento social, leia também sobre a importância da rotina e encontre algumas dicas para organizar seus dias em casa, seja sozinho ou com a família.

( Dr+App)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *