GeralItaparicaNotíciasSaúdeVera Cruz

Deputada indica instalação de leitos UTI no Hospital Geral de Itaparica

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou indicação ao governador Rui Costa sugerindo a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Itaparica (HGI), para promoção e preservação da saúde no município. A socialista destaca que a carência não se revela apenas neste momento de crise pandêmica, mas na necessidade hospitalar do dia-a-dia.

“De acordo com censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Itaparica possui uma população estimada e 22 mil pessoas”, aponta a deputada. Além disso, lembra ela, a localidade conta com grande número de visitantes, turistas (população dinâmica), “de modo a evidenciar que o Hospital Municipal de Itaparica funciona também como uma espécie de unidade hospitalar de passagem, que abriga a população de municipalidades que compõem o território do Recôncavo”.

As demandas de saúde “são intensas na municipalidade, inclusive para realização do tratamento de saúde em casos de alta complexidade”. Em suas considerações, ela também lembra que o Art. 196 da Constituição Federal define o Estado (em sentido amplo) como garantidor do direito à saúde do povo “mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

“Necessário se faz a união de esforços para promoção da saúde da população itaparicana”, definiu, calculando que o Hospital Geral de Itaparica não conta com os necessários leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as quais figuram como estruturas elementares para salvaguardar a saúde do povo itaparicano, dos baianos e turistas.(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *