Política

Salvador: Vereador propõe atendimento específico para 1º emprego

Preocupado com o ingresso de jovens no mercado de trabalho, o vereador Julio Santos (Republicanos) apresentou à Câmara Municipal de Salvador, Projeto de Indicação nº 78/2021 direcionado ao prefeito Bruno Reis. A proposição sugere a criação de um espaço adequado para promover capacitação e oportunidades de emprego para pessoas entre 18 e 29 anos, que não tiveram vínculo empregatício anterior registrado em carteira de trabalho, com exceção de aprendizagem.

“Uma das minhas maiores preocupações é com jovens que vivem o ciclo de estudar e não conseguir um emprego por não possuir experiência anterior ou por não ter comprovação de atuação na área. Por isso, o projeto fomenta um cuidado maior com este público, que, assim como os demais, anseia pela colocação no mercado de trabalho” explicou.

Como diz o vereador, o PIN-78/2021 foi protocolado na Casa levando em consideração os altos índices de desemprego entre os jovens, que no país chegou a 31,4% no ano passado, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE em novembro.

“Vejo a necessidade da implantação de políticas públicas com objetivo de reduzir as dificuldades do jovem no momento da busca pelo primeiro emprego e, como legislador desta cidade, tenho o dever de assegurar os direitos desta parte da população” destacou Julio Santos.

Covid-19

O vereador republicano também justifica o projeto de indicação como uma solução capaz de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. “A juventude tem a força de trabalho, uma vez que não se enquadra no grupo de risco. Com os cuidados de distanciamento social e medidas sanitárias, os jovens são as pessoas que podem gerar renda e contribuir com o desenvolvimento econômico do município” destacou.

Julio Santos destaca que possui experiência em trabalhos sociais com o público juvenil há mais de duas décadas. Por isso, entende que o aspecto empregatício para esta parcela da sociedade é fundamental.

“Trabalhei com a juventude durante muitos anos, desenvolvendo projetos sociais que contemplavam diversas áreas e, com essa vivência, compreendi as maiores dificuldades deste público. Por isso, hoje como legislador, tenho a oportunidade de discutir temáticas importantes como a empregabilidade”, finalizou.

(SMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *