ItaparicaMeio AmbienteMunicípiosNotíciasOpiniãoVera Cruz

Matarandiba: Nota de Esclarecimento

Após uma matéria vinculada no site Visão Cidade a empresa que explora um serviço de extração mineral em Matarandiba no município de Vera Cruz enviou para a nossa redação uma nota de esclarecimento.

VEJA A NOTA:

Estudos e monitoramento de segurança seguem em andamento na Vila de Matarandiba

As análises para a descoberta das possíveis causas do fenômeno geológico encontrado em 2018, na Vila de Matarandiba, pertencente ao município de Vera Cruz (Bahia), seguem em andamento. Até o presente momento, todos os estudos concluídos pela Dow e pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM reafirmam a segurança da comunidade, do acesso à vila e das áreas de operação atual da empresa. Todas as análises e os dados comprovam que estes territórios estão fora de risco e esses documentos encontram-se nas mãos dos órgãos competentes relacionados ao tema, incluindo o Ministério Público Federal – BA.

Transparência é pilar da Dow. Para discutir temas de relevância para as comunidades e prover atualizações sobre a atuação da companhia nas regiões em que atua, a Dow instituiu os Painéis Consultivos Comunitários. Trata-se de uma agenda de temas e ações de interesse das comunidades que são discutidas em reuniões periódicas com líderes locais e os demais públicos interessados nesses temas. Assim como em todos os locais em que atua, essas reuniões são realizadas periodicamente com a comunidade de Matarandiba.

Desde a descoberta do sinkhole, a companhia criou também um grupo para contato permanente com os moradores da ilha, por meio do whatsapp, estabelecendo um canal aberto e direto com a empresa.

Monitoramento e segurança em Matarandiba
Desde a descoberta do sinkhole, a Dow vem utilizando tecnologias de monitoramento permanente e de ponta que oferecem informações em tempo real dos movimentos do solo na área e são capazes de antecipar qualquer evento que possa trazer risco à Comunidade e seus empregados. As tecnologias foram devidamente periciadas e avaliadas por técnicos do Ministério Público Federal – BA, além de medidas adicionais como interdição do acesso ao local por meio de barreiras de segurança.

Tecnologias utilizadas:
Dados de satélite de alta precisão – esta tecnologia permite monitorar e recuperar a história da movimentação do solo em toda a região da ilha com precisão milimétrica. Com este monitoramento, é possível identificar qualquer variação no solo da região. Está em operação desde 26 de junho de 2018, sem nenhuma alteração identificada.

Microssísmica – microssensores instalados para monitorar continuamente qualquer movimento e qualquer possibilidade de novas ocorrências de erosões. A capacidade de cobertura de cada equipamento atinge um raio de 4 km, o que faz com que o conjunto dos equipamentos cubra toda a ilha de Matarandiba. O sistema está em operação desde 23 de agosto de 2018, sem nenhuma atividade anormal no solo identificada até o momento.

Na mais recente medição, constatou-se que a cratera tem as medidas de 111 metros de comprimento, 48,8 metros de largura e 24,4 metros de profundidade. O aumento do comprimento e largura e redução da profundidade é prevista e é característica deste fenômeno geológico. Esta tendência deve seguir até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é de que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, e hoje a parte inferior ainda possui perímetro maior do que o das bordas superiores. Em sua base mais larga, o vazio subterrâneo conta com 120 metros de comprimento. Ainda não é possível prever quando se estabilizará, uma vez que depende de uma série de fatores geológicos.

Desde a descoberta do sinkhole, a Dow já investiu mais de R$ 6 milhões nos estudos e em tecnologias de monitoramento em tempo real, demonstrando o compromisso da empresa com a segurança da Comunidade, de seus funcionários e de suas atividades na Ilha de Matarandiba.

Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

(DOW)

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *