Esporte

Bahia busca interromper sequência de derrotas para fugir do Z-4

O Atlético Goianiense pode virar, nesta temporada, um elemento comum nas fases de transição do Bahia. No primeiro turno do Brasileirão, foi contra o Dragão que Mano Menezes estreou no comando do Esquadrão. Na ocasião, o resultado final foi uma derrota por 1 a 0, em plena Fonte Nova.

Aquela mudança, no final, acabou não surtindo o efeito esperado, e o time de Mano Menezes conseguiu ter aproveitamento pior do que o de Roger Machado.

Neste domingo, às 18h15, em Goiânia, pela 29ª rodada do certame, o novo técnico Dado Cavalcanti espera uma “virada de chave” para quebrar a sequência de sete derrotas consecutivas.

“Acredito muito que estamos muito próximos de virar completamente a chave. Quando conseguirmos o primeiro resultado, que é esse que faz com que a gente dê o primeiro passo, sair da inércia, a gente vai tirar o peso da responsabilidade e outros resultados vão vir”, afirmou o comandante, após a derrota por 2 a 1 para o Grêmio.

Na partida em questão, a equipe apresentou uma boa evolução na postura, principalmente na construção ofensiva das jogadas e na pressão na saída de bola do adversário. Durante o primeiro tempo, foi até melhor que os gaúchos. Porém, a defesa, que ostenta a marca de pior da competição, com 50 gols sofridos, não sustentou o suficiente para conquistar o triunfo.

Dado também falou que espera melhorar isso com o tempo. “Estamos equilibrando essa condição. O trabalho de correção vem sendo feito. Quanto menos chance dermos ao nosso adversário, menor a chance de sofrer gol”, disse.

Agora, o Tricolor ocupa a 17ª posição, abrindo o Z-4, com 28 pontos. O Vasco, que lá estava anteriormente, arrancou um empate do mesmo Atlético-GO fora de casa. Ou seja, Bahia precisa de um resultado melhor do que o do Cruzmaltino se quiser mostrar que ainda tem fôlego nessa briga.

Sequência acessível

Essa sequência de sete derrotas consecutivas do Tricolor engloba cinco adversários que, atualmente, estão no G-6 do Brasileirão. A partir de agora, serão 10 partidas, sendo cinco contra equipes que estão abaixo do 10º lugar. Dos outros cinco jogos contra times da parte de cima da tabela, quatro serão em casa.

Após o Atlético Goianiense, o Tricolor terá Athletico-PR, em casa, e Sport, fora, pela frente. São três clubes que não apresentam constância no Brasileirão, contra quem o Bahia pode ganhar pontos.

Depois, tem o duelo contra o Corinthians, que vem crescendo. O embate mais importante até o fim do campeonato será contra o Vasco, na Fonte Nova, no dia 31 de janeiro. De confrontos diretos, ainda restam Goiás e Fortaleza na tabela tricolor. Essa sequência será decisiva na luta contra o rebaixamento para a Série B.

Desfalque e reforços

Para a partida deste domingo, o técnico Dado Cavalcanti não contará com o atacante Gilberto, que foi suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Grêmio. Quem deve ocupar a vaga deixada pelo camisa 9 é Gabriel Novaes.

A boa notícia é que o Esquadrão vai ter três reforços que não atuaram contra o Grêmio. O zagueiro Juninho, o lateral esquerdo Juninho Capixaba e o volante Gregore fizeram preparação em Salvador e viajaram direto para Goiânia, local do jogo.

Utilização da base

O duelo contra o Grêmio marcou a estreia do atacante Thiago, destaque do sub-20. Porém, diante de uma atuação um pouco insegura, Dado não confirmou após a partida se o ponta permaneceria como titular contra o Atlético.

“Tira um peso das costas, já estreou, está se ambientando no elenco, tem tudo para nos ajudar, contribuir. Tenho ainda três dias pela frente, avaliando o jogo [contra o Grêmio], para entender melhor a escalação. Mas ele faz parte dos meus planos”, afirmou.

Outros três jogadores treinam com o time principal: o zagueiro Patrick de Paula, o meia Luiz Felipe e o centroavante Marcelo. Este, inclusive, pode ser opção de banco, devido à ausência de Gilberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *