NotíciasSaúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

A Anvisa publica plano para monitorar possíveis efeitos colaterais das vacinas contra a covid 19.

O Plano de Monitoramento de Eventos Adversos de Vacinas, publicado nessa sexta-feira (15), aponta lições aprendidas com epidemias anteriores, na cooperação entre autoridades reguladoras de vários países do mundo, e também estratégias para monitorar os produtos destinados à pandemia de covid-19.  

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Com o “MonitoraCovid-19”, a Agência vai fornecer informações para ajudar na tomada de decisão em casos de efeitos colaterais da imunização. Também vai orientar os profissionais de saúde com maneiras de minimizar ou interromper possíveis riscos.

O Plano de Monitoramento prevê ainda a recriação da Câmara Técnica de Farmacovigilância, onde especialistas técnico-científicos de alto nível, não ligados à Anvisa, vão assessorar a Agência na tomada de decisões, como a avaliação cuidadosa dos casos e no julgamento sobre a segurança das novas vacinas.  

Outro ponto é estimular a comunicação de possíveis efeitos adversos ao sistema de saúde o mais rápido possível, pelo sistema VigiMed.

(Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *