EducaçãoNotíciasSalvadorSaúde

Testagens nas comunidades escolares da Liberdade e região seguem até quarta-feira (28)

As testagens para o novo Coronavírus nas comunidades escolares da Liberdade e região seguem até quarta-feira (28). No quarto dia de aplicações dos testes, nesta segunda-feira (26), os estudantes, professores e funcionários foram atendidos no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do Barbalho, que recebeu a sua própria comunidade escolar e a do Centro Estadual de Educação Profissional em Música. E na Caixa D’ Água, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro, atendeu as comunidades escolares do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, da Escola Estadual Classe VII – Candolina e dos Colégios Estaduais Marquês de Maricá e Princesa Izabel.

Nesta terça-feira (27), a comunidade escolar da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas será atendida no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro Barbalho, e o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, escola-polo do bairro IAPI, atende a sua própria comunidade escolar.

A estudante Vera Luiza, 15, 1º ano do ICEIA, disse que a mobilização para a aplicação dos testes pode conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos da pandemia. “Além dos testes poderem nos dar o parâmetro sobre o nível de contaminação na escola, também pode incentivar os colegas a tomarem mais cuidado. Quando veem que o governo do Estado está fazendo todo este trabalho é mais fácil acreditar que o problema é sério”, disse.

Para a funcionária de Serviços Gerais do ICEIA, Rosemarie de Cassia, 55, a ação mostra a preocupação do Estado com a população. “É importante para todos esta oportunidade de fazermos o teste. Espero que todos apareçam e possam aproveitar desta iniciativa, que é muito importante”.

A professora de línguas Portuguesa e Inglesa, Rita de Cássia Melo, 63, do ICEIA, falou da importância das diversas ações que estão sendo tomadas para controlar a pandemia. “Estou muito contente por esta atenção dada à Educação. Antes de festas e eventos, temos que torcer para que as escolas possam ter condições de voltar. E fico muito grata por estas medidas que estão sendo tomadas”, afirmou.

Para a realização dos exames, as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção. Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Cronograma geral

  • Já no dia 27, os testes acontecem no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro Barbalho, que atende a comunidade escolar da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas;
  • Ainda no dia 27 de outubro, o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, escola-polo do bairro IAPI, atende a própria comunidade escolar;
  • No dia 28, em Nazaré, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão – Severino Vieira, escola-polo do bairro, atende a própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *