Meio AmbienteNotíciasSalvador

Salvador inicia processo para obter Bandeira Azul em três praias

As praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga podem receber a certificação internacional Bandeira Azul, prêmio ecológico e voluntário concedido com base em uma série de critérios com foco em gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O processo para obtenção da certificação está sendo executado através da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) junto com o Consórcio Temis/Nemus. 
O programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005. Salvador já possui a certificação Bandeira Azul com a Ilha de Maré. O selo tem validade de dois anos, podendo ser renovado.

O processo de adequação das praias a fim de cumprir os critérios exigidos pelo programa para submetê-las a avaliação e certificação deverá levar aproximadamente dois anos, mas os trabalhos já tiveram início. Esta semana aconteceu uma oficina virtual com moradores do entorno das praias com o intuito de apresentar o projeto, quais os requisitos que precisam ser atendidos para que se obtenha a certificação, de que modo a atuação dos trabalhadores informais deve ocorrer para se tornar mais benéfica a praia entre outros quesitos. 

Na próxima segunda-feira (19) ,haverá uma rodada de articulação virtual, das 9h às 11h, voltada para secretarias e órgãos municipais e estaduais quem têm atuação na região das praias. A proposta é tanto apresentar o programa Bandeira Azul como as etapas, ações e cronogramas do projeto além das ferramentas de participação social.

Requalificação – A diretora de Resiliência da Secis, Adriana Campelo, explicou que as adequações para que Salvador possa submeter as praias a avaliação para obtenção da Bandeira Azul estão sendo efetuadas em paralelo com a requalificação dos trechos de orla. Estas etapas trarão diversos efeitos benéficos para a cidade. 

“A certificação vai melhorar a percepção da cidade e da região em termos de turismo, aprimorando a atração de turistas e a percepção de todos de como a Salvador busca ser sustentável, ecologicamente viável para proteção dos animais marinhos, da qualidade da faixa de areia e de toda a praia como um todo”, pontuou. 
Além desses fatores, Campelo ressaltou que obter essa certificação vai afetar os trechos positivamente também futuramente. “A Prefeitura entende a necessidade de ter essa preservação ambiental da praia, temos uma preocupação, por exemplo, com o nível do mar e a diminuição da faixa de areia que vem acontecendo no mundo inteiro. Esse processo de adequação ajuda na manutenção das questões ambientais da praia, na preservação dela a longo prazo, na adaptação das pessoas para fazer o uso sustentável e não predatório e depreciativo”, enfatizou. 
Adequações – Nos critérios exigidos pelo programa voltados a educação ambiental, por exemplo, estão o aumento da conscientização e a preocupação dos usuários das praias com o meio ambiente; promoção da formação dos funcionários da Prefeitura e dos fornecedores de serviços turísticos em temas ambientais e boas práticas; o encorajamento à participação dos agentes locais na gestão ambiental da área; e a promoção sustentável da área para recreação e turismo.

Há ainda critérios que envolvem o fornecimento de informações ao público sobre a qualidade da água, a criação de um comitê de gestão que ficará encarregado de garantir que todos as exigências sejam cumpridas, recipientes para descarte de lixo em bom estado de conservação e em número adequado, estruturas para receber material reciclável, entre outros.

SECOM 

Foto: Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *