Tecnologia

Onde fica a lixeira do WhatsApp?

Muitos usuários se perguntam onde fica a lixeira do WhatsApp ao apagar mensagens, fotos e vídeos do aplicativo por acidente. Contudo, a melhor opção para recuperar conversas é ativando o backup automático do app na nuvem, já que o WhatsApp deleta arquivos definitivamente quando o usuário os apaga no celular Android ou iPhone (iOS). Outros apps também permitem visualizar as mensagens excluídas, além de recuperar fotos, vídeos e mensagens de áudio.

Na lista abaixo, o TechTudo reúne algumas dicas para quem deseja recuperar mídias apagadas do WhatsApp, explicando como acessar o conteúdo excluído. Além de aplicativos que permitem visualizar conteúdos excluídos pelo remetente, também há apps como o Undeleter e DiskDigger, que permitem recuperar arquivos deletados da memória interna do celular.

1. Onde fica a lixeira do WhatsApp?

O WhatsApp não é capaz de salvar arquivos fora do backup do próprio app e, por esse motivo, as conversas ficam salvas apenas no smartphone em quem as mensagens são trocadas. Ou seja, os arquivos enviados e recebidos pelo app só poderão ser resgatados em outro smartphone quando o backup das mensagens for realizado. O mesmo vale para as mídias apagadas na plataforma, que podem ser recuperadas no Android por meio de apps terceiros.

Também não é possível recuperar mensagens excluídas no mensageiro pelo iPhone (iOS), já que o sistema operacional não tem uma lixeira própria capaz de recuperar os documentos. No entanto, por meio de um truque simples, o iCloud permite resgatar o backup do WhatsApp no iPhone, o que pode recuperar conversas que foram apagadas acidentalmente.

Em celulares Samsung, porém, há a lixeira do sistema, que pode representar uma alternativa para usuários que excluíram algum arquivo do WhatsApp pela pasta do app no celular. Assim, a mídia apagada acidentalmente pode ser recuperada por meio da lixeira do sistema operacional.

2. Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp?

Para recuperar mensagens apagadas no mensageiro para Android, é necessário manter o backup automático das conversas ativado. Para isso, você deve acessar as configurações do WhatsApp, ir até a aba “Conversas” e, em seguida, até “Backup de Conversas”. Por lá, deve definir uma conta do Google no qual as mensagens serão salvas e qual será a periodicidade do backup, que pode ser realizado automaticamente pela plataforma ou manualmente pelo usuário.

Configurações de backup das conversas do WhatsApp no Google Drive — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Configurações de backup das conversas do WhatsApp no Google Drive — Foto: Reprodução/Raquel Freire

No iPhone (iOS), para realizar o backup, é necessário ir até a seção de “Ajustes” do WhatsApp, depois em “Conversa” e em “Backup de conversas”. Em “Auto backup” você pode definir a periodicidade para salvar as mídias no iCloud ou também pode fazê-lo manualmente.

Configurações de backup do WhatsApp no iCloud — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Configurações de backup do WhatsApp no iCloud — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Depois que o backup for realizado, você pode recuperar as mensagens trocadas na plataforma em outro smartphone, caso tenha trocado de celular, por exemplo. Quando salvas, as conversas podem ser resgatadas até mesmo se forem deletadas sem querer: a única exigência para isso é que a mensagem ou conversa tenha sido excluída em menos de 24h.

Para isso, o procedimento é o mesmo tanto para quem tem Android quanto para usuários do iPhone (iOS), e você deve desinstalar o mensageiro e instalá-lo novamente no celular. Depois de configurar o número de telefone, toque sobre a opção de restaurar backup, que, quando finalizado, permite que as mensagens sejam visualizadas novamente. Vale lembrar que as conversas que serão resgatadas são as mesmas que foram trocadas até o último dia e hora em que o backup foi realizado, por este motivo é importante ativar a opção de backup automático.

3. Como recuperar fotos e vídeos do WhatsApp?

Além do resgate realizado através do backup no Google Drive e iCloud, existem outras alternativas capazes de recuperar conversas, imagens e vídeos deletados no WhatsApp. No Android, vale checar a pasta do dispositivo destinada ao aplicativo, já que os arquivos de mídia ficam salvos por lá. A alternativa, no entanto, não permite ler mensagens apagadas, o que pode ser feito utilizando apps terceiros como o Notification History e o WhatsRemoved+, por exemplo.

Também há outras opções de aplicativos que permitem recuperar arquivos de mídia — como fotos e vídeos — que foram excluídos do dispositivo ou do cartão de memória do aparelho. Apps como o DiskDigger e Undeleter cumprem bem esse papel, mas pedem acesso root para que possam verificar todos os arquivos deletados. Já a Lixeira Dumpster, por exemplo, salva todo o conteúdo excluído das pastas do celular, permitindo resgatar arquivos deletados após a instalação do app. As opções, no entanto, só valem para Android.

A principal função do Dumpster é servir como uma lixeira alternativa no Android — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

A principal função do Dumpster é servir como uma lixeira alternativa no Android — Foto: (Reprodução/Maria Dias)

No iPhone (iOS) não existem serviços com as mesmas propostas oferecidas pelos aplicativos para Android. No entanto, vale checar a pasta de “Apagados” nos álbuns do app de Fotos de Apple para buscar por imagens e vídeos deletados, já que os itens excluídos só são apagados permanentemente em 30 dias. Além disso, também é interessante verificar no iCloud se as imagens estão salvas em backup. Já no Android, vale checar o app do Google Fotos.

4. Como fazer limpeza do WhatsApp e liberar espaço no celular?

Algumas dicas também podem ajudar usuários a limpar o WhatsApp, liberando a memória do celular e melhorando o funcionamento do app. No Android, você pode encontrar todas as mídias trocadas no mensageiro que foram salvas no smartphone através do diretório do celular, acessando a pasta do WhatsApp. Por lá, é possível verificar os arquivos, que são separados em subpastas com os áudios, fotos e vídeos, e todo conteúdo pode ser excluído manualmente pelo usuário.

Também existem alguns apps que podem ajudar nessa tarefa, como o LimpaZap e o Cleaner for WhatsApp, disponíveis para Android, que separam as mídias trocadas pelo mensageiro e mostram a quantidade de espaço ocupado por elas no celular. O recurso facilita a escolha entre fotos e vídeos para excluir arquivos mais pesados, por exemplo. Um aplicativo similar pode ser encontrado na App Store, o Phone Cleaner.

(Techtudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *