EsporteNotíciasSalvador

Maratona de Salvador será virtual em função da pandemia

Em sua quarta edição, a Maratona de Salvador 2020 será realizada sob formato inovador, em adaptação ao “novo normal” neste momento de pandemia do novo coronavírus. Da inscrição até a comprovação dos resultados, todo o processo da competição será feito de forma virtual e individual. Os detalhes e lançamento da iniciativa foram apresentados pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (21), durante coletiva on-line realizada no Palácio Thomé de Souza.

“É impossível pensar em maratona sem aglomeração. Por isso que neste ano teremos edição especial e adequada à nova realidade que estamos vivendo. A Maratona de Salvador se tornou um dos eventos mais importantes do calendário esportivo do Brasil. Portanto, houve um desafio importante de não deixar que 2020 passasse em branco e tivemos que pensar em num novo modelo, apesar de todas as restrições imposta pela Covid-19”, ressaltou o prefeito.

Ele explicou que as inscrições para a competição virtual já estão abertas e podem ser realizadas através do site www. maratonasalvador. com. br. A prova traz nesta edição o lema “Corra em Salvador de Qualquer Lugar do Mundo” e contará com cinco opções de distâncias (5k, 10k, 15k, 21k e 42k).

O atleta inscrito poderá realizar a corrida entre os dias 6 e 8 de novembro. Após realizar a prova, na rua ou até em esteira, o participante deverá fazer a validação do tempo e distância percorrida através do compartilhamento ou comprovação de seus resultados. As análises serão realizadas por membros da organização da prova virtual.

Validação e ranking – Após inscrição, impressão do número de peito e da execução da prova (na rua ou na esteira), o atleta deverá comprovar seu tempo de corrida em até três dias. O registro do percurso pode ser feito através dos relógios esportivos Garmin ou Strava, mas também há solução para quem não tem os dispositivos. No site oficial, na aba “Valide sua Prova”, é possível entender como enviar o resultado.  

O ranking da Maratona de Salvador será organizado entre nacional, com a classificação de todos os corredores inscritos por modalidade, e também haverá uma classificação por estado, onde o atleta poderá comparar a sua performance em relação aos corredores da sua região.

“Pessoas de todos os lugares do planeta poderão participar. Essa é mais uma das ações que desenvolvemos com objetivo de manter o nome de Salvador em evidência. Sabemos que a cidade, do fim de novembro em diante, se torna um dos destinos mais procurados do Brasil. Não podemos abrir mão de utilizarmos alternativas para buscar promover a capital baiana e mantê-la viva no imaginário dos turistas. E a Maratona de Salvador, de maneira virtual, tem esse objetivo”, acrescentou ACM Neto.

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a competição abre uma nova perspectiva para os atletas. “Temos a chance de fazer com que os praticantes de corrida sintam o gosto de participar da competição, do próprio jeito, a qualquer hora e em qualquer lugar. O importante é se manter ativo nesse momento de pandemia”.

Edington reforçou ainda a necessidade de os participantes estarem atentos a alguns cuidados na hora de realizar a prova. “O recomendado é fazer uso de máscara durante o percurso. Além disso, a orientação é que cada pessoa leve sua própria água, álcool gel, e não corra em grupos. São cuidados simples, porém, importantes para essa grande celebração do esporte. E para aqueles que optarem, podem correr até de esteira em casa, no prédio, tá valendo”, acrescenta o gestor.  

Números – Na última edição, a Maratona de Salvador contou com cinco mil corredores inscritos vindos de 192 cidades e 24 estados brasileiros. A prova teve a maior premiação em dinheiro entre as de corrida de rua do Brasil. Ao todo, foram distribuídos R$ 163 mil aos vencedores.  
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *