NotíciasSalvador

Confira as dicas do SIMM para quem busca vagas de trabalho

A busca pela primeira oportunidade ou reinserção no mercado de trabalho continua intensa durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, os trabalhadores soteropolitanos contam com o auxílio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), tanto na oferta de oportunidades laborais quanto em orientações e qualificação profissional.

As vagas mais procuradas pelos candidatos atualmente são para atuar nas áreas de telemarketing e no setor varejista. Para que o candidato se destaque frente aos demais, o SIMM orienta que é necessário iniciar a busca pela oportunidade com a construção assertiva do currículo. 
É preciso, por exemplo, que no documento conste os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, telefone, endereço e e-mail atualizados e, caso o candidato tenha carteira nacional de habilitação (CNH), é interessante citar este item também.

Os candidatos que almejam uma primeira oportunidade devem mencionar esse desejo nos objetivos profissionais. O SIMM salienta que é importante descrever a formação acadêmica corretamente, com ano de conclusão e instituição para ensino técnico ou superior e apenas o ano de conclusão para o ensino médio.

Qualificações – Outro diferencial para o candidato é citar as qualificações adquiridas através de cursos e capacitações, por exemplo, nos últimos anos. Neste quesito, além de citar o nome da instituição, é interessante mencionar o período de duração da atividade. 
Já as experiências profissionais mencionadas podem ser as três mais recentes. Caso o documento fique extenso e tenha mais de uma página, a recomendação é entregá-lo em duas folhas grampeadas, e não impresso no modo frente e verso.

Entrevista – Já durante a entrevista, os candidatos com experiência podem aproveitar a oportunidade para destacar a trajetória profissional e habilidades. Os candidatos sem experiência podem focar nas habilidades, trabalhos voluntários e qualificações. 
É preciso ter cuidado ainda com questões como a vestimenta usada para a entrevista, evitando sempre o uso de roupas decotadas e maquiagens fortes, no caso de mulheres, e bonés e bermudas para os candidatos homens.  

Funcionamento – Para evitar aglomerações e colaborar com a saúde dos trabalhadores e servidores que atuam no SIMM, o atendimento ao público foi modificado durante este período de pandemia. Através do Instagram, o interessado identifica as vagas no qual se encaixa e entra em contato com o teleatendimento do órgão através do telefone 71 3202-2003. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A partir deste contato, o serviço municipal agenda a primeira entrevista com o núcleo de psicologia e, em caso de aprovação, encaminha o candidato para efetuar a última etapa da seleção na empresa que ofertou o posto de trabalho.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *