EducaçãoNotícias

Testagem para o novo Coronavírus é realizada na comunidade escolar nos bairros de Paripe e Coutos;confira o calendário

O Governo do Estado continua realizando a segunda etapa de aplicação dos testes para o novo Coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta quinta-feira (17), o procedimento de testagem foi realizado nos colégios estaduais Barros Barreto e Anfrisia Santiago, localizados, respectivamente, nos bairros de Paripe e Coutos, contemplando estudantes, professores e funcionários das próprias unidades escolares.

O estudante Douglas Bahia Gomes, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Anfrisia Santiago, foi cedo à unidade escolar para fazer o seu teste. “Esta testagem é muito importante para a minha segurança, de toda a minha família e acredito que para o retorno das aulas em segurança”, afirmou.

Para Dulce Araújo, que atua como diretora do Colégio Estadual Anfrisia Santiago, a testagem da comunidade escolar é um feito relevante. “É um procedimento que propicia a leitura da realidade da população desse território mediante o contexto pandêmico”, pontuou.

A estudante Laila Costa dos Santos, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Barros Barreto, disse que a testagem é essencial. “Este teste é de grande importância para identificar a presença do vírus no nosso corpo para que a gente tome os devidos cuidados para poder voltar à nossa rotina normal de estudos”, disse.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26), Celeste Viana, acompanhou a testagem, nesta quinta-feira, e ressaltou a importância da iniciativa. “Neste momento de pandemia, é necessária a participação da comunidade escolar nesta atividade  para a preservação da vida e estamos neste esforço coletivo de estudantes, pais, diretores e funcionários”. 

Como acontece a testagem
A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais de Educação e da Saúde (Sesab), acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.
Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Confira o calendário:

– O Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires, escola-polo do bairro Alto de Coutos, receberá sua própria unidade escolar no dia 18 de setembro.
– Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 acontece a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro.
– O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro.
– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.
 – E em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *