GeralItaparica

Planejar a urbanização de Itaparica para uma melhor qualidade de vida

A urbanização de Itaparica é contrastada: no século passado, uma urbanização planejada e de qualidade permitiu a criação de praças e largas avenidas arborizadas, bairros populares organizados com ruas de paralelepípedos.
Desde o início do século XXI, parece que não se aplicam mais regras de planejamento: prédios altos são construídos no meio de casas baixas, ruas estreitas quase não permitem a passagem de pedestres, nenhuma árvore é plantada e árvores moribundas são cortadas sem serem substituídas, casarões são destruídos.
Planejar a urbanização e a arborização de Itaparica pode parecer uma tarefa secundária em relação a todas os outros problemas existentes hoje como educação, saúde, geração de empregos ou mesmo segurança pública. No entanto, o planejamento pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, em particular a qualidade das moradias, mobilidade, acesso aos serviços públicos.
De fato, por muitos anos, as administrações públicas deixaram de controlar o uso do território municipal, principalmente devido à ausência de uma política de alocação de terras para construir moradias e evitar invasões anárquicas que permanecerão incontroláveis. por muitos anos.
Essa frouxidão em relação à urbanização de Itaparica tem hoje as consequências que conhecemos hoje: construções muito dispersas, às vezes em lugares onde existem sérios riscos naturais para as casas, loteamentos iniciados e já abandonados, destruição de manguezais e áreas florestais.
O Plano dDiretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) oferecido pelo Estado da Bahia à Ilha de Itaparica é um instrumento poderoso para finalmente pensar na organização dos espaços da ilha e permitir um desenvolvimento urbano e economico harmonioso.
Num futuro imediato, para começar pelo mais simples de conseguir mas que demorará mais tempo a dar todos os seus benefícios, devem ser plantadas árvores em todas as principais ruas e pracas da nossa cidade, elas vão embelezar e oferecer uma sombra benéfica que já vai mudar a aparência e a qualidade de vida em muitos bairros.
Se o século passado em Itaparica foi um século de organização urbana brilhante, não podemos aceitar que nosso século seja um século de discontrolo.

Por François Starita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *