Notícias

Ouvidoria fará audiência sobre situação de pessoas com HTLV


Os impactos da pandemia da Covid-19 para as pessoas que convivem com o HTLV em Salvador é tema da audiência da Ouvidoria da Câmara Municipal nesta quarta-feira (30), às 14h. A atividade é uma parceria com o grupo HTLVida e será transmitida ao vivo pela TV Câmara – no canal aberto 12.3, no portal da Câmara (www.cms.ba.gov.br), no Facebook/@tveradiocam – e também pela Rádio Câmara Salvador (103.5 FM). O público pode participar através dos comentários que serão lidos em tempo real.

A audiência será conduzida pela ouvidora-geral da Câmara, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Ela diz que a falta de informação é um dos maiores problemas relacionados ao HTLV, vírus que acomete pessoas por gerações. A população e os profissionais desconhecem a doença, tornando o diagnóstico tardio. A pandemia da Covid-19 trouxe mais medo e preocupação a quem vive com o vírus e com a necessidade de acompanhamento multidisciplinar presencial especializado, que já não era suficiente. Com a pandemia e as restrições, o acompanhamento foi reduzido e a prioridade são os casos mais complicados, como pondera a vereadora.

A infecção por HTLV é uma doença grave e incapacitante que não tem cura, mas existem tratamentos para alívio e redução da progressão dos sintomas. “A Câmara Municipal todo ano tem feito audiências através da Comissão de Saúde ou da Ouvidoria e, mais uma vez esse ano, chamamos a atenção do Executivo para a necessidade de apoiar e garantir o acesso de todos os pacientes ao tratamento específico, sobretudo em tempos pandêmicos”, ressalta Aladilce Souza.

Os pacientes portadores de HTLV também são grupo de risco para a Covid-19. “Estamos ainda mais limitados, reclusos às nossas casas, findados a piorar. Os números aumentam a cada dia que passa e mais pessoas precisam de assistência. Hoje, sonhamos com duas vacinas uma para Covid-19 e a outra para o HTLV”, comenta Adijeane Oliveira, integrante do HTLVida.

Coletivo

 O HTLVida é uma organização não-governamental, autossustentável, que contribui para a promoção da saúde e de políticas eficientes aos portadores de HTLV da Bahia. Em 2010, com a Lei 9.221/2017, 28 de setembro se tornou o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao HTLV-1 e HTLV-2, sendo incluído na agenda de saúde do município de Salvador.

Com isso, nasceu o Setembro Vermelho e Branco, mês de conscientização e enfrentamento ao vírus. Com a pandemia, as atividades acontecem de forma virtual com lives, depoimentos de profissionais e parceiros da associação, cards informativos e aula virtual para profissionais de saúde.

Câmara Municipal de Salvador

Foto: Antônio Queirós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *