GeralNotícias

5 previsões antigas para o século XXI que estavam bem erradas

O século XXI já foi imaginado por muitas pessoas ao longo da História como um período altamente tecnológico e cheio de invenções malucas. Mas mesmo tendo alcançado alguns desenvolvimentos inimagináveis, ainda estamos bem longe de viajarmos em carros voadores ou de curtir skates que flutuam no ar. Confira algumas previsões sobre nosso século que passaram bem longe de se realizarem.

1. Nada de café

Nikola Tesla realmente acreditou que até o século XXI, ninguém beberia mais café. O inventor compartilhou esta previsão em um artigo da revista Liberty em 1935, acreditando que não acharíamos mais legal envenenar nossos organismos com substâncias viciantes como cafeína ou nicotina. Por outro lado, Tesla estava convencido que bebidas alcoólicas ainda seriam consumidas, considerando-as um “elixir da vida”. Bom, uma parte ele acertou, né?

2. Habitações subterrâneas ou no fundo do mar

Isaac Asimov é muito famoso por suas obras de ficção científica, então, é claro que ele também tinha suas ideias sobre o futuro. Asimov acreditava que teríamos vastas cidades subterrâneas, com tecnologias que imitariam os ambientes comuns com os quais estamos acostumados. Outra de suas ideias é que até o começo de 2000 já seria possível viver no fundo do mar. Bom, parece que deixamos o escritor na mão dessa vez…

3. Carros voadores

No início do século XX, com a aviação começando a dar seus primeiros passos, a imaginação popular sobre o futuro ficou repleta de máquinas voadoras para uso doméstico. 

Aparentemente, teríamos de tudo um pouco: cestas carregadas por hélices de helicóptero, naves carregadas por balões semelhantes a Zepelins e até carros com asas! Infelizmente, todas essas ideias estão bem longe de se realizarem…

4. Água no Saara

Frederick Edwin Smith, o Lord Birkenhead, foi um político britânico e amigo próximo de Winston Churchill, que em 1930 publicou um livro chamado The World in 2030 A.D. (O Mundo em 2030 d.C.).

Em sua obra, Smith escreveu que seria possível construir um canal para levar água do Mar Mediterrâneo até o Deserto do Saara, criando uma espécie de paraíso fértil que rivalizaria com locais como a Flórida ou praias francesas. Bom, a ideia era até 2030, então ainda temos dez anos pela frente… Quem sabe?

5. Todo mundo seria um Matusalém

Em 1788, Benjamin Franklin escreveu uma carta para o Reverendo John Lathrop com algumas de suas teorias sobre os séculos futuros. Uma delas afirmava que a humanidade atingiria um nível de expectativa de vida basicamente bíblico, com as pessoas atingindo os 950 anos de idade sem grandes problemas. Eu, particularmente, já me contentaria em viver só uns 320 anos…

(Megacurioso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *