EntrevistaItaparicaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Visão Cidade: Conheça o trabalho de Osvaldo Carioca em Vera Cruz

O site Visão Cidade no intuito de levar mais informações para o seu leitor sobre situação do acréscimo do número de casos do COVID-19 na Ilha de Itaparica nos municípios de Vera Cruz e Itaparica,entrou em contato com Osvaldo Filho conhecido como ‘Carioca’, onde o mesmo respondeu algumas perguntas pertinentes feitas pela redação e por alguns munícipes, veja abaixo o que fala Osvaldo.

Mais uma vez, quero agradecer ao site Visão Cidade pelo convite para melhor esclarecer os dados que são divulgados sobre Vera Cruz, Itaparica e a própria SESAB, que são órgãos oficiais na divulgação dos números diários do COVID-19 em nossa Ilha de Itaparica.

1. A Ilha de Itaparica em análise de estudos que tem sendo feito por você já atingiu o pico na sua visão?

Resposta: Não. 

Acredito numa evolução desses números, devido ao descontrole no ir e vir em nosso transporte aquaviário (Ferry Boat e Lanchas).

Se aproxima 2 datas comemorativas que são o Dia dos Pais (09) e o feriado prolongado de 7 de setembro que cairá numa segunda-feira. 

Em consequência, haverá mais aglomerações em seus respectivos retornos nos dias 10ago e 08set.

Lembro ainda, que eventos como a Festa do Baiacú (15set), tem que ser impedida a qualquer custo para se evitar a disseminação do COVID-19.

Nesse momento, estratégia e planejamento estratégico da Secretaria de Saúde em parceria com a Segurança Pública, será fundamental para o êxito na restrição de movimentação popular nesses períodos

2. De que forma são feitos esses estudos e baseados em que fontes?

Resposta: Além das fontes citadas acima, (Vera Cruz, Itaparica e SESAB), o estudo e o conhecimento de ferramentas de assessoramentos e a interpretação correta do resultado, são muito importantes para se verificar onde estão as demandas e as ações corretivas a serem feitas.

Essas ferramentas são usadas no dia a dia de qualquer empresa séria e principalmente quem trabalha com dados estatísticos e previsões sejam de tempo e até mesmo no fluxo diário de produção ou até mesmo no atendimento ao cliente, como é ou seria o caso da Secretaria de Saúde.

Ela precisa ter dados em mãos para ser feito o monitoramento e apresentar as ações corretivas que Eu em minha ignorância venho sugerindo a tempos.

3. Em Vera Cruz, o crescimento dos números de casos de COVID-19 é atribuído a quê?

Resposta: O nosso calo é o transporte público (Lanchas, Ferry, Kombi, micro-ônibus e vans).

Mas infelizmente, o distanciamento social é para todos. Mas em alguns casos, mesmo a contra gosto, têem que sair de suas casas para ir ao mercado fazer compras, ir ao banco fazer um saque, e ir na lotérica pagar a conta e fazer um joguinho e por aí vai.

Quem vem de longe para Mar Grande, não vem a passeio e sim para resolver seus problemas e acaba aproveitando para resolver a vida e o retorno a gente já sabe como é que é.

Mas uma coisa passa despercebido por muitos: se juntarmos Gambôa, Ilhota, Mar Grande, Jaburú e Riachinho, são 66 casos acumulados no decorrer do período.

4. E em Itaparica da mesma forma, a que se atribui o crescimento do número de casos?

Resposta: Seria leviano de minha parte, tecer algum comentário a respeito de Itaparica, porque não moro lá e pouco transito por lá na baixa temporada.

Mas como em toda a Ilha, lá existem locais de grande concentração de pessoas e também existe seu negócio local.

Acredito que muitos transitam para o Bom Despacho devido a facilidade de transporte e a mobilidade de se ir para qualquer lugar a partir de lá.

Mas é interessante ressaltar, que no miolo de Itaparica, é onde há a maior concentração de casos confirmados.

5. As medidas protetivas implantadas pelo governo do estado e pelo governo federal em ambos os municípios, como cada uma é vista individualmente?

Resposta: Todas elas estão corretas, e foram tomadas quando necessárias.

O aporte financeiro do Governo Federal para os Municípios de Vera Cruz e Itaparica em quase R$ 6.000.000,00 e a logística no translado de pacientes confirmados em estados mais delicados para atendimento pelo Governo Estadual em Salvador, tem facilitado e muito a atuação dos gestores.

Mas falando por Vera Cruz, a Infraestrutura não fez a sua parte nesses 3 anos e meio e localidades como Ponta Grossa, Catú, Campinas e Parapatinga, estão precisando de um olhar mais carinhoso pela nossa Secretaria de Infraestrutura para que a saúde vá até o paciente.

Em minha opinião, e com tantos Postos de Saúde espalhados pelo município, é um enorme contra censo fazer com que esses pacientes venham até a sede em Mar Grande fazer uma aferição, quando o nosso setor de saúde local pode ir ao paciente.

E aí respondendo aquela 2ª pergunta: “De que forma são feitos esses estudos e baseados em que fontes?” 

A Secretaria tem que ter esses dados em mãos e ir ao paciente e não o contrário, porque o aporte financeiro para contratar e dar esse atendimento, tem. 

6. Como você vê a situação durante a pandemia da população de cada município em termo de participação ao combate a COVID-19?

Resposta: No meu entender, tanto o vera-cruzense e o itaparicano estão fazendo o seu melhor em sua maioria.

Mas com a vinda daquele pessoal de Salvador pensando que aqui está as mil maravilhas, trazem a pandemia deles de lá para cá, e ainda se aproveitam com seus carros de som e fazem aquela festa regada a som alto e muita bebida.

Em suma: a polícia está restabelecendo a ordem lá e eles vem correndo para cá bagunçar.

Já está na hora de dar um tratamento igual e equivalente.  

7. Vera Cruz e Itaparica estão no caminho para um novo normal?

Resposta: Estão. Está faltando um pouco mais de conscientização de alguns descrentes.

Não existe distanciamento total total.

Isso mesmo. Total Total não existe. Nem lockdown nem nada. É conscientização mesmo e pronto.

O nosso povo de Vera Cruz está até respeitando e muito as medidas de contenção não indo às praias,

Agora Vc imagine só: Vc morar na beira da praia e não ir em respeito a nosso Gestor e aos Decretos anunciados.

Aí vem uns carinhas lá de não sei de onde e vem pra cá bagunçar … ???

8. Com essas informações levadas através das redes sociais e sites, qual o real objetivo hoje de Osvaldo?

Resposta: Minha intenção sempre foi ajudar a Gestão e conscientizar meus amigos Facebookanos dos diversos grupos que participo aqui na Ilha de Itaparica.

Nunca imaginei fazer um Live até porque não sou muito bom para falar em público e quem me conhece sabe bem disso.

Mas muitos apoiadores da gestão não viram assim e inclusive nosso gestor foi nessa onda. E olha que fiz campanha em Barra Grande e fiquei como fiscal se seção. Mas fazer o quê ???

Estou ilhado sem sair da Ilha mesmo desde 02 de março logo após o carnaval antes do 1º caso do COVID-19 chegar em Salvador.

Aproveitei meu tempo para dar continuidade na Pós Graduação on line ao vivo, me qualificando e requalificando, e quando surgiu os 1º casos em Salvador, comecei a fazer alguma planilhas.

Quando chegou aqui na Ilha, Eu já estava com uma expertise e já havia desenterrado algumas ferramentas de assessoramentos como o Power Bi, Action, Visio, o WBS Schedule e por último agora, as ferramentas da qualidade que estavam inativas em meu notebook e comecei meu Home Office Gratuito.

Mas o mais interessante não é isso. É que tudo começou como um passatempo de quarentena, fui me aprofundando e quando dei por mim, estava prestando um serviço de relevância mesmo a contragosto de alguns.

Fico feliz por mim mesmo em poder pôr minha cabeça para funcionar aos 61 anos de idade, e esperar que outras cabeças mais jovens ocupem o meu lugar e que tenham ideias melhores que as minhas e/ou aproveitem as minhas e as tornem melhores.

Mas o que vejo por aí não é isso, e para isso, precisa-se de menos vaidade, mais consciência e muito mais competência para os tempos que estão por vir, pois quem não estiver preparado para um novo amanhã, fará o quê?

Mas para isso tem que se investir em educação e estimular as grandes idéías e os pequenos inovadores,

9. Deixe uma mensagem para o povo vera-cruzense e itaparicano?

Resposta: Gostaria imensamente que não estivéssemos passando por mais esta crise mundial.

Somos brasileiros, guerreiros, e superamos toda e qualquer adversidade.

Mas, sempre há o limite entre a razão e a emoção, e neste momento, temos que nos conscientizar que o Distanciamento Social, o uso de máscaras, a higienização das mãos com frequência, evitar aglomerações, e o mais importante de tudo, evitar entrar em nosso transporte coletivo sempre que estiver lotado se puder, são fatores importantíssimos para a contenção da COVID-19 em Vera Cruz e Itaparica.

Vamos ajudar nossos gestores fazendo cumprir na íntegra, os Decretos baixados por suas respectivas Prefeituras, e sendo assim, a Ilha de Itaparica agradecerá eternamente.

Aqui me despeço com a alma lavada e com a consciência tranqüila de que estou prestando um serviço de utilidade pública, e servindo também para dar ideias aos Gestores de nossa Ilha, caso tenha passado despercebido.

Adm. Osvaldo Silva Filho

Gestor de Projetos, Consultor e Analista de Dados Estatísticos.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *