NotíciasSaúde

É saudável comer pão todos os dias?

Alimentação nos dias de hoje é muitas vezes um caso de “8 ou 80”. Alguns itens são simplesmente “cancelados”, viram tabu. Por exemplo: comer um pãozinho francês, quebrando a rigidez de algumas dietas populares, ganha status de pecado mortal. Um simples “será que eu devo comer isso?” vira um turbilhão de ansiedade. Precisa ser assim?

A nutricionista Amanda Ornelas afirma que a onda de dietas a base de baixo consumo de carboidrato, as low carb, transformou o pão em “vilão” nos últimos anos. “Mas ele não é vilão assim. De fato, é um alimento com muito carboidrato, mas não há problema adultos e crianças saudáveis consumi-lo moderadamente”, pondera a profissional, mestre em Saúde pela Universidade Federal da Bahia e presidente do Conselho Regional de Nutrição baiano.

Ornelas afirma que o carboidrato é essencial na nossa dieta, já que é fonte de energia para nosso corpo, e se você é saudável e está no seu peso ideal, não há problema comer pão francês todos os dias, desde que limitado a um por dia. Na hora de escolher o recheio, dê preferência para um queijo magro, como a ricota ou o queijo branco.

A nutricionista também lembra que o pão ficou mais nutritivo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou, em 1998, que os países deveriam enriquecer a farinha com ácido fólico e ferro.

Segundo uma pesquisa publicada no Birth Defects Research de 2018, desde o início da fortificação da farinha com ácido fólico, aproximadamente 1.300 bebês nascem a cada ano sem problemas no tubo neural. Já as mulheres com ingestão restrita de carboidratos têm 30% mais chances de ter um bebê com defeito no tubo neural. O fator estava relacionado justamente à baixa ingestão de ácido fólico, presente na farinha. Na gestação, o ácido fólico previne defeitos de fechamento do tubo neural, que pode causar a anencefalia.

Qual é a diferença entre os tipos de pão

Ornelas explica que, em termos calóricos e de carboidratos, não há diferença significativa entre o pão francês, o de leite e o de milho. “Todo pão é uma fonte importante de carboidrato, mas o que realmente vai importar para diferencia-lo é o tipo de farinha que foi usada.”

Por isso, o pão feito com farinha integral é o mais saudável e o mais indicado para quem está de regime. “Ele tem fibras, o que é ótimo, porque elas melhoram o intestino, diminuem o colesterol e aumentam a saciedade.”

Também vale a pena, segundo a nutricionista, dar uma atenção especial aos pães com castanhas e grãos como gergelim, linhaça e aveia. “Além de mais nutritivos, eles têm mais fibras.”

Pão ou torrada?

Ao contrário do que muitos pensam, não há diferença entre o pão e a torrada.

“Pessoas que fazem regime acham que a torrada é menos calórica que o pão, mas não é. O que acontece é que o pão perde água, perde aquela característica fofa e perde alguns nutrientes, mas a diferença entre o pão e a torrada é quase nula.”

Livre de glúten

Uma das propriedades mais famosas do pão é o glúten. Ele também é encontrado em massas, bolachas, bolos, cerveja, entre outros alimentos feitos à base de trigo, cevada e centeio. Ao ser absorvido pelo organismo, é usado para o ganho de massa magra e se torna fonte de energia e proteína.

Para os que são alérgicos ao glúten, a solução é o pão de farinha de amêndoas. “Ele é rico em fibras, tem menos carboidratos e o melhor é que não contém o glúten, já que não tem farinha de trigo.”

A nutricionista explica, contudo, que o glúten é inofensivo para pessoas que não tem alergia a ele.

(G1)

One thought on “É saudável comer pão todos os dias?

  • josiane

    adotar uma alimentação mais saudável estamos não só mantendo a forma mas sim ajudando o nosso corpo a suprir todas as vitaminas necessárias para seu bom funcionamento vale a pena investir na alimentação

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *