NotíciasOpiniãoVera Cruz

A COVID-19 e o receptivo da Secretaria de Saúde de Vera Cruz: Descaso e negligência?

Vários pessoas estão buscando a UPA em Mar Grande e não estão sendo orientada de forma correta referente ao encaminhamento que devem ser considerados para evitar a evolução da doença no município. Não foi feito um protocolo conjunto entre Vera Cruz e Itaparica para equacionar esforços no como fazer nos casos que surgem e das suas implicações, desde a suspeita a constatação. As pessoas vão em busca de respostas e não estão encontrando o atendimento correto para serem orientada como proceder. É uma questão simples de se fazer. Infelizmente constata-se que a animosidade do Prefeito de Vera Cruz com a Prefeita de Itaparica é o motivo dessa situação, para complicar estamos em processo eleitoral municipal e o candidato que o prefeito de Vera Cruz apoia é do seu rol familiar. Então, percebemos que a população de Vera Cruz paga o preços dessa situação política. Esperamos que as coisas mudem ou o governo de Vera Cruz irá contribuir com a expansão do vírus e ser responsável pelo adoecimento e morte de vários municípeis.

Insiste na preservação da tua saúde. Muitas enfermidades têm origem no temperamento desajustado, nas emoções em desalinho, em influências espirituais negativas. .. A ansiedade, o medo, o pessimismo, a ira, o ciúme, o ódio, são responsáveis por males que ainda não se encontram catalogados, prejudicando a saúde física, emocional e mental. Esforça-te por permanecer em paz, cultivando os pensamentos bons, que te propiciarão inestimáveis benefícios. Conforme preferires mentalmente, assim te será a existência.
Do Livro Vida Feliz – Cap. 86
Divaldo Franco / Joanna de Ângelis

Relatos de pacientes:

1 – “No dia 7 de agosto comparecemos ao posto de teste da covid 19 em Vera Cruz eu e meu esposo mande o mesmo testou positivo fomos aconselhado a ficar em isolamento sem nenhuma assistência médica liguei para o posto de Barra Grande no dia 10 para procurar saber se já tinha alguma notificação do meu esposo que deu positivo eles disseram que sim. Então perguntei qual era o procedimento deles para essa situação eles disseram que o procedimento era ficar em casa que essas são as informações da secretaria de Saúde eu tornei a perguntar vocês não acompanha a família nesse caso disseram que não quase que piora procurar a unidade da UPA passamos maus bocados eu e meu esposo ele vomitando e eu acompanhando nada poderia fazer porque não foi esclarecida nem ele medicado pelo sistema de saúde . O isolamento social se faz necessário, porém o descaso social é um procedimento desumano.”

2 – “Minha experiência já começou quando tive covid porque eu senti logo sintoma, logo aí eu me isolei, eu não pude fazer o teste,porque tinha três dias ainda, aí eu voltei para casa fiquei isolamento, aí quando completou os sete dias, no oitavo dia aí fui fazer o teste onde deu positivo, aí pegaram meus dados e pediram para ficar em isolamento e distante da família, caso sentisse alguma dificuldade de respirar que o ponto para tratamento de covid aqui na ilha era no hospital de Itaparica, passaram os meus dados ao posto de saúde falando que o posto de saúde iria entrar em contato comigo para me dar instruções e tal, eu fiz o teste na quinta-feira acho que o posto de saúde entrou em contato comigo na segunda ou terça mas acho que já tava já melhor, já nos sintomas e tal, mas eu acho que eles entraram em contato comigo uma ou duas vezes, aí depois eu já tava já recuperado, queriam até fazer o teste né para saber se eu ainda tava com o vírus ou não, mas não pode fazer complicado né, porque você fica na dúvida se você tá ou não, se você pode infectar outras pessoas achei isso meio meio complicado, meus pais fizeram o teste também, fez na UPA e testou positivo, também minha mãe que mora com quatro pessoas na casa, minha mãe e meu sobrinho foram fazer o teste e eles falaram que caso minha mãe tivesse testado positivo que meu sobrinho não precisava fazer o teste porque provavelmente estariam também, outra coisa que achei meio complicado porque como minha mãe testou negativo, aí meu sobrinho não pode fazer o teste, mas se minha mãe tivesse testado positivo eles saberiam, como meu sobrinho tivesse também sendo que ele poderia estar ou não, acho que não custa nada fazer o teste para realmente ficar sabendo, foi isso mesmo que aconteceu com minha família,hoje estou bem sem problema nenhum é isso.”

Estes são apenas dois dos enumeros relatos que chegam a redação.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *