EntrevistaNotíciasOpiniãoPolíticaVera Cruz

Vera Cruz: Visão Cidade entrevista o professor Lucas Leite

O site Visão Cidade através da sua redação entrevista pré-candidatos a vereador no município de Vera Cruz, tudo isso com o intuito de levar ao conhecimento da população os nomes que hoje estão em ascendência para o pleito de 2020, sobretudo esse é o compromisso que sempre o nosso veículo tem, que é de levar a informação para todos, então você eleitor poderá conhecer melhor quem são os candidatos.
Veja abaixo a entrevista ;

Quem é Lucas Leite?

Resposta :Filho de uma mãe Veracruzence e pai anguerense, professor da rede municipal de Vera Cruz há 14 anos, formado em matemática, pós graduado em educação de jovens e adultos, uma pessoa simples, eterno estudante, curioso, gosta de fiscalizar tudo e é a favor da democracia e do diálogo.

O que é a atividade remota?

Resposta: Atividade remota apareceu nesse momento de pandemia, onde os professores, de forma virtual, tem elaborado aulas e exercícios para os alunos que estão em casa por conta desse distanciamento social. Infelizmente, muitos não têm acesso a internet (tanto professor quanto aluno) e aos equipamentos necessários (celular, tablet, computador, notebook, e outros).

O município de Vera Cruz está preparado para essa forma de ensino?

Resposta: Não! Vera Cruz NÃO tem adotado o modelo de avanço em tecnologias e por conta disso, está sendo muito difícil realizar essas atividades e atender a todos de forma igual. Educação tem que ter prioridade!

Qual a diferença entre enquadramento e desdobramento do professor?

Resposta: Enquadramento é um maneira de dobrar, de forma definitiva, o salário base e a carga horária dos professores. Se na rede municipal de ensino precisa de um professor na mesma escola ou até em outra, e o mesmo tem disponibilidade, a prefeitura ao invés de contratar um professor, simplesmente enquadra sem a realização de outro concurso público. Isso tá na Lei 854 e 855 de 2011 que é o estatuto e plano de carreira, respectivamente. Já o desdobramento é bem parecido com o enquadramento só que desdobramento, o professor deixa de receber os vencimentos após o término do ano letivo. Na verdade, desdobramento é a mesma coisa que hora extra. Só mudaram o termo hora extra para desdobramento.

De que maneira você vê a educação no município e o que poderia melhorar?

Resposta: Vejo os trabalhadores da educação com muita vontade de aprender e qualificar aquilo que faz. Infelizmente, não tem recebido o apoio e incentivo necessário, nem tão pouco reconhecimento. Vejo as estruturas das escolas de forma precária. Precisamos reforçar as salas de aulas com “data show” (retroprojetor) para apresentações de aulas, caixas de som, televisores, internet, laboratórios de ciências para trabalhar química, física e corpo humano, laboratórios de informática e outros. Precisamos também diminuir o quantitativo de alunos em sala para facilitar o aprendizado. Tem salas de aula que só comportam 20 alunos, no máximo, e a prefeitura matricula 35 a 40 estudantes. Precisamos de sala com ventilação adequada. Na verdade, precisamos avançar em muita coisa. Tomara que o prefeito abra o canal de diálogo e negociação com o sindicato.

Como você ver o município de Vera Cruz pós-pandemia?

Resposta: Antes de ver o município pós pandemia temos que se preocupar com o momento da pandemia. Primeiro temos que sair dessa situação e conter para que esse vírus não se alastre mais e mais. Acho que o prefeito se preocupou muito com o município vizinho e esqueceu de cuidar de Vera Cruz. Estamos vendo a cidade se comportando, praticamente, como se estivéssemos no verão com muita gente circulando nas ruas e muita gente chegando pelas lanchas. A saúde na cidade não tava vindo bem, com diversos problemas e com a pandemia a situação complicou ainda mais. Precisamos ter um hospital de verdade. Precisamos ter equipamentos adequados como aparelhos de raio X, de ressonância magnética, de tomografia, entre outros exames de imagens e valorizar os profissionais da saúde. Investir em shows é importante, mas precisamos ter prioridades, onde sempre digo: saúde e educação tem que tá em primeiro plano.

Como é a sua atuação no conselho de educação municipal?

Resposta: Sou membro do conselho municipal do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica). Fundo este que serve para pagar os trabalhadores (professores e funcionários), realizar compras de materiais, livros, equipamentos e outros. Infelizmente, a administração não discute com o conselho do FUNDEB a forma que vai gastar os recursos. Além disso a gestão não apresenta de forma transparente as contas. Tenho feito o meu papel que é fiscalizar e apresentar os erros.

Visão Cidade

2 thoughts on “Vera Cruz: Visão Cidade entrevista o professor Lucas Leite

  • Osvaldo Silva Filho

    O município de Vera Cruz está preparado para essa forma de ensino?

    Não.
    Como já conversei com o Prof Lucas e o Adv Ítalo, o Município de Vera Cruz poderiam aproveitar as que estão sendo noministradas na TV por Prof do estado para os aluno da Educação Estadual.
    Entregando, as aulas estão sendo ministradas nos canais do SBT 4.2 e 4.3 e disponível para qualquer pessoa que quiser assistir e/ou avaliar.
    Serve muito bem para os alunos de nosso Município de 6° a 9° série.
    As aulas estão sendo transmitidas diariamente desde segunda-feira passada (29 de junho).

    Adm. Osvaldo Silva Filho
    CRA/BA 30863
    06jun2020 às 09:45hs

    Resposta
  • Osvaldo Silva Filho

    Como você ver o município de Vera Cruz pós pandemia?

    Concordo com o Professor.
    Saúde e Educação estão sendo cuidadas por pessoas que apesar de atuarem em suas áreas, mas o fazem de forma AMADORA.

    Na Educação por exemplo, tudo tem sido negligenciado, desde a distribuição das cestas básicas para os alunos da rede municipal com os recursos do PNAE, o trato com os professores e APLB, como também na coordenação de um novo plano de aula com seus respetivos calendários e planejamento para a execução dos mesmos.

    Quanto a saúde acho que o momento seria a substituição da Secretária de Saúde, (mas deve continuar nos quadros da saúde) pôr uma pessoal capaz, experiente e com bagagem para intermediação entre a saúde do município e a do estado.
    A função seria por ordem na casa com autonomia, divulgação dos números, aparelhamento adequado e expertise ni tratar com conhecimento de causa dessa pandemia em nosso Município.
    O município daqui poderia trazer uma Secretária do peso da Secretária de Itaparica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *