EntrevistaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: ‘Aqui o povo fala’, entrevista Sarita Rodrigues

O site Visão Cidade através da sua redação vem com uma série de entrevistas como o povo no município de Vera Cruz, dando voz e vez a população, sobretudo que esse é o compromisso do nosso veículo de comunicação, levar a informação para todos, então Vera Cruz poderá conhecer melhor quem são os munícipes e as suas opiniões .
Veja abaixo a entrevista ;

1. Quem é Sarita? Como é o seu nome? Qual a sua localidade?

Resposta: Eu sou uma ativista, sempre estou engajada na luta em defesa do meio ambiente, desde que me entendo por gente que eu defendo a natureza, já salvei  até calunginha de morrer esmagado com a vassoura por meu pai, facilitando a saída dele pela janela rsrs, já nasci com esse instinto. Se preciso for, invado até os manguezais no período de defeso e entro na briga com quem não respeita o período de reprodução, ou sempre estou na frente como protetora de qualquer animal das maldades humanas. Essa sou eu, Sarita Rodrigues é esse mesmo o meu nome, e pra quem não me conhece passa a conhecer agora, e fica sabendo que não sou candidata e nem pretendo ser, mas onde tem problemas que empata o desenvolvimento da ilha, em todos os quesitos se tratando em melhorias, lá está eu, arrumando um jeito de ajudar toda a Ilha de Itaparica, afinal é o nosso paraíso que devemos cuidar e procurar melhoras. 

Sou administradora graduada e estou fazendo pós em Jornalismo, que é a profissão que sempre abracei, passei, mas a faculdade não havia fechado turma, e eu tive que fazer a segunda opção, e hoje retorno ao jornalismo, já treinando em algumas edições por aí. Por isso que digo que estou com a caneta na mão e peço pra mandar a denuncia rsrs, é um meio também em ajudar onde está precisando de socorro.

A localidade é Mar Grande, mas precisamente a ilhota onde só tem gente bonita. Fico entre Salvador e ilha por conta dos estudos e do trabalho, mas pretendendo fixar a morada em um lugar só, porque não é legal esse sobe e desce, é muito cansativo, mas a ilha é meu lugar.

2. Como você ver o desenvolvimento na educação municipal de Vera Cruz?

Resposta: Na educação ainda tem enormes desafios, embora a Prefeitura tenha tido alguns avanços com investimentos nessa área, mas o último resultado que eu tenho do Ideb é de 2017, e nesse ano realmente atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0 no aprendizado. 

Na minha visão existem professores que amam sua profissão e ensina por amor, mas tem outros que só visam o holerite, então temos em salas de aula professores que fingem que ensinam e alunos que aparentam aprender. Talvez seja esse o motivo do não alcance no aprendizado, ou quem sabe a eterna briga entre professores e  Prefeitura que não chega a um denominador comum, quem sabe se também não pode ser isso que cause essa interferência no desenvolvimento na educação. Pra mim fica sempre uma incógnita, embora eu acredite que esse quadro deve mudar nos próximos anos, assim é o que esperamos. Acredito muito na vinda de escola para nível superior e cursos técnicos profissionalizantes dos que mais empregam ultimamente também.

3. De que maneira a saúde em Vera Cruz poderia ter melhor assistência para os munícipes?

Resposta: O que se vem observando é que os problemas estão sendo focados no atendimento emergencial e no não acompanhamento do paciente que está infectado nesse período de pandemia, com reclamações também com os que fazem tratamento fora do Município, muitos dizem que não estão tendo apoio, e isso repercute de forma negativa. Mas os problemas com a saúde sempre é enfrentado em todos os territórios brasileiros, não é um grave problema somente em Vera Cruz. Mas o povo também tem que ser grato, temos de volta o Hospital Maria Amélia, Upa, Ubs e mesmo com recursos escassos ainda deve melhorar as necessidades de cada setor em beneficio aos seus usuários. Eu penso sempre que tudo vai melhorar, mas cada um sabe o que passa e a reclamação é necessária para que venham as condições mais satisfatórias. Eu acredito que se usar feedback constante, observando todas as reclamações, pode ser um caminho para amenizar as queixas, e a empatia também é imprescindível. 

Na questão da infraestrutura do município o que você acha que deve ser feito para uma melhor condições para todos?

Ainda está longe de ver os serviços de transportes, energia, telecomunicações e saneamento agradar qualquer um e em qualquer município, isso é fato. Mas fico no comentário em matéria de obras públicas, como dizia minha avó: nosso dinheiro não dá em árvores… Mas que não posso deixar de registrar, Vera Cruz vem avançando, embora deixando a desejar  em muitas obras refeitas, isso não deve ocorrer como vem ocorrendo em muitas localidades. A coleta de lixo também é uma enxurrada de reclamações, outro problema grave, coleta de lixo e limpeza das vias públicas, é super  importante na prevenção de algumas doenças e todos sabemos disso.

É preciso focar em fazer um trabalho perfeito, de qualidade, para melhorar as condições  da população, estimulando seu desenvolvimento socioeconômico. A ilha já poderia estar bem adiantada no quesito do aumento da qualidade de vida e bem estar de todos os munícipes, mas não vamos aqui falar de prefeitos do passado, nosso negocio é o futuro e pra frente é que se anda, não é mesmo?

É certo que ainda existem diversas localidades a serem mapeadas, detectando seus problemas que não são poucos, mas decerto que se tem que dar prioridade as que já chegaram ao limite do absurdo, ainda mais quando chove. A meu ver, tem que definir essas prioridades, já que o que não falta são obras para executar, mas que seja feito com eficiência, é o que esperamos.

4. Como munícipe como vê o trabalho da atual Casa Legislativa e da gestão municipal?

Resposta: A casa legislativa de Vera Cruz, sendo sincera, vejo vereadores inertes, o silêncio da maioria chega a ser nojento,  somente alguns mostram pra quê veio. Eu vejo uma Câmara inoperante, não tem portal de transparência, tudo o que acontece ali só eles mesmo que sabem, e isso não acho certo, não é certo.Quanto a Gestão de Marcus Vinicius, não posso negar que ele está se mostrando um bom gestor, ele controla e delega  algumas ações, embora muitos achem que ele é da linha do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”… a oposição pira…  Mas enfim,  já fez muitas melhorias urbanísticas, escolas, Posto de Saúde, etc… e ainda tem muita coisa a se fazer, cumprir as promessas que ainda não formam cumpridas, aceitar as criticas desfavoráveis para melhorar tudo ao seu redor,  sempre. Todos nós temos pontos negativos e o mais importante é aprender a lidar com eles. Eu aposto em um segundo mandato, se não aparecer alguém que possa substituir e que tenha uma melhor visão, é claro. A tendência será sempre melhorar a ilha e ninguém é insubstituível.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *