GeralNotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: 58 anos de emancipação politica

Saudações a Vera Cruz na Bahia que vai completar 58 anos no dia 31 de julho de 2020, mas quem ganha o presente somos nós, todos os que sentem o prazer ao adentrar ou morando nessa cidade cheia de encantos e belezas naturais, ao se banhar em suas praias lindíssimas e águas tranquilas, onde parece que a alma da gente se torna mais leve e mais viva.

A ilha de Itaparica foi emancipada de Salvador no século 19 e somente em 1962, já no século 20, passou para a categoria de município, sendo uma das três cidades que sofreu desmembramento se emancipando.

Terra dos índios Tupinambás, da bela índia Catarina Paraguaçu, que encantou os olhos de Diogo Alvares Corrêa, o famoso Caramuru, mostrando o que é que a baiana tem, e ele naufragou também em seu fascínio.

Admirável terra linda, cercada por arrecifes que faz seu contorno pela costa. Um paraíso realmente diferenciado e venerado.

Terra dos manguezais, em suas raras belezas, ocupando toda a contra costa da ilha, espalhados entre os canais, braços de mar e foz de rios, onde se pode ver uma imensidão de elevada biodiversidade, onde também se podem encontrar mariscos, ostras, caranguejos, peixes, tatus, guaxinins, corujas, uma diversidade de pássaros e uma paisagem natural, rica em seus elementos e características típicas de uma terra única e amada por quem vive ou quem passa por ela. Eu amo Vera Cruz.

Mas a beleza desse município não reside apenas em sua flora e fauna que extravasa a sua costa espetacular, que é de tirar o fôlego, além de muitos mananciais encontrados de águas puras e cristalinas, fascinantes nascentes. Se destaca também muitas igrejas e ruínas, dentre elas está a principal e o mais importante monumento pela história do surgimento do município, que é a igreja Nosso Senhor de Vera Cruz, fundada pelos Jesuítas em 1561, e daí originou o seu nome. Está localizada no distrito do Baiacu e atualmente está abandonada, totalmente dominada pelos troncos e grandes raízes de uma imensa e magnifica gameleira que nasceu dentro da igreja, em suas raras belezas, ocupando todo o templo, dando um tom poético e encantador, moldado pelo tempo e tornando um dos pontos turísticos da nossa amada ilha.

Parabéns Vera Cruz, as comidas também por aqui sacodem o nosso paladar, com suas moquecas inebriantes. Nadar, surfar, tomar banhos de sol nas belíssimas praias, da Gameleira ao Cone Sul, passear em suas praças, tomar um sorvete ou uma cerveja, celebrar a vida, ou então se exercitar em suas academias ao ar livre, são ainda as melhores atividades em nossa região, hoje com pausa nas idas e vindas por conta da pandemia, mas com fé tudo voltará gradativamente em um novo normal, com novas adaptações e adequações.

Mas uma coisa é certa: o espírito encantador de Vera Cruz sempre vai nos banhar como uma onda quente e tropical, e a gente comemora junto com ela cada crescimento e progresso, suas conquistas e realizações, e mais esses 58 anos de existência e resistência nessa terra do descobrimento.

por: Sarita Rodrigues

Fonte: Wikipedia e fundacaobaiaviva.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *