EntrevistaItaparicaNotíciasOpiniãoPolítica

Itaparica: Visão Cidade entrevista Alex Cruz

O site Visão Cidade através da sua redação entrevista pré-candidatos a vereadores no município de Itaparica, tudo isso com o intuito de levar ao conhecimento da população os nomes que hoje estão em ascendência para o pleito de 2020, sobretudo que esse é o compromisso que sempre o nosso veículo tem que é de levar a informação para todos, então você eleitor poderá conhecer melhor quem são os candidatos.
Veja abaixo a entrevista ;

1. Quem é Alex Cruz?
Resposta: Estudante de Direito, no último semestre tranquei meu curso movido por pura ideologia. Motivado pelo sonho de ver Itaparica melhor, mais justa e com mais oportunidades de crescimento para seu povo.
Comecei a lutar por transparência nas contas públicas, contra a corrupção e fiz denúncias de irregularidades encontradas ao MP. Iniciei um processo de mudança. A ideia era despertar as pessoas a tomarem partido, descruzarem os braços e adotarem uma postura
Juntos, iremos mostrar que o povo tem voz e não pode ser menosprezado! vamos fazer história! Vamos pra Cima! VAMOS MUDAR ITAPARICA!
O que já fiz:

Revelei ao povo o dinheiro dos royalties que a prefeitura recebia, milhões que ninguém tinha conhecimento

Denunciei a funcionária fantasma que recebia mais de 5 mil reais por mês e nunca pisou em Itaparica

Denunciei o esquema da bolsa família onde, acessores, doadores de campanha e até esposa se vereador estava recebendo

Denunciei a empresa contratada para reforma da bica que cancelou o contrato e recebeu 84 mil sem bater um prego. Está empresa tinha ligação com a companheira da Prefeita

Denunciei a farra das diárias dos vereadores que recebiam 600 reais de diária para ir a Salvador sem eles apresentarem comprovante.

Denunciei os contratos de aluguel de carros que davam pra comprar uma frota inteira de carros zero

Lutei ao lado das marisqueiras para que elas recebessem o seguro defeso

Apresentei ao Deputado Paulo Câmara um projeto de lei para que ele fizesse indicação ao governador para que o direito da Tarifa Social se torne lei
Apresentei projeto ao Deputado Leur para solicitar verba de emenda parlamentar para Itaparica, o deputado aprovou e destinou 300 mil reais para a secretaria de turismo do nosso município

2. Você é pré-candidato a vereador em Itaparica?
Resposta: Sim, sou pré candidato a Vereador no município de Itaparica.

3. Qual o partido? E por que esse partido?
Resposta: Meu partido é o solidariedade e eu escolhi este partido porque tem como bandeira defender os interesses da classe trabalhadora e, por ser um partido relativamente novo não tem vícios ou máculas na sua história.

4. Como você vê a educação e a saúde em Itaparica?
Resposta: A Educação de Itaparica é relativamente boa no que se refere a qualidade de ensino, pois os Professores foram altamente qualificados com o programa UNEB 2000, que começou na gestão de Vicente e terminou na gestão de Raimundo Sacramento, bem como com o Programa de Pós Graduação da gestão de Raimundo Sacramento, no entanto deveríamos ter atividades extracurriculares e programas preparatórios para vestibular, ENEM e IFIBA com maior agressividade em nossa cidade. Além disso, como pré candidato a Vereador, vejo com muita preocupação a forma como a gestão atual gasta o dinheiro da alimentação escolar. Nos contratos tem mariscos e carne de primeira, quando a gente vai na dispensa da escola só tem bolacha e suco de pacote. O Vereador tem que ir na escola fiscalizar isso aí.
A Saúde de Itaparica do ponto de vista estrutural não é ruim, mas tem falhas. As mães do TFD (tratamento fora do domicílio) passam por humilhação todo mês para receber o dinheiro. São mães de crianças com microcefalia, câncer, autismo etc que precisam fazer tratamento em Salvador e não tem condições. Elas merecem respeito! Os postos de Saúde são lindos, todos amarelinhos, mas na farmácia dos postos faltam remédios ou tem fora da validade, como já foi denunciado. Também faltam especialistas para atender a demanda. Não temos dentistas e obstetras, por exemplo. As ambulâncias viraram sucatas por falta de manutenção, e isso tudo é reflexo de uma má escolha. A secretária de Saúde é uma turista. Tem veranista que vem na ilha com mais frequência que ela. Ela não está nem aí para Itaparica e por onde ela passou deixou rastros de corrupção. Ela responde na Justiça Federal por superfaturamento de contratos na compra de remédios quando foi secretária de Jequié. Para falar a verdade, se não fosse a UPA de Vera Cruz a Saúde de Itaparica iria entrar em colapso, pois Vera Cruz atente metade da demanda da Saúde de Itaparica. Eu, como Pré candidato, penso que a Saúde da Ilha é uma só e que os dois municípios (Itaparica/Vera Cruz), deveriam agir em conjunto, por meio de convênio, unindo as duas verbas para beneficiar o povo da Ilha que é um só. Também penso que já chegou a hora de Itaparica ter uma UPA 24hs. Uma UPA 24hs no terreno que atualmente pertence ao IBAMA seria uma boa ideia.

5. Como você vê Itaparica pós-pandemia?
Resposta: Eu vejo com muita preocupação, pois estamos em recessão econômica por conta da crise sanitária que é mundial e quando tudo passar a conta vai chegar. A arrecadação de Itaparica caiu com o fechamento do comercio e do turismo, a arrecadação dos royalties também caiu. A ajuda de mais de dois milhões que recebemos tem contrapartidas que deverão ser honradas pelo Próximo Prefeito. Não temos mais dinheiro do FPM (fundo de participação dos municípios), pois o INSS está sequestrando por causa da sonegação Previdenciária dos gestores anteriores. Realmente o cenário que vejo pós pandemia não é bom! Mas se tivermos um Prefeito e Vereadores bem articulados, inteligentes e ousados, podemos buscar dinheiro para Itaparica de outras formas, por meio de emendas parlamentares, mediante apresentação de projetos nos ministérios e secretarias e através de PPP (parceria público privado), por exemplo.

6. Como você vê a atual gestão municipal?
Resposta: Vejo uma gestão famigerada que teve tudo para dar certo, que assumiu o Município com as contas em ordem e teve o privilégio de administrar a cidade com dinheiro em abundância. Só de Royalties já são mais de 40 milhões e não vimos esse dinheiro ser investido na cidade. A gestão teve tudo para fazer dar dignidade, qualidade de vida e alegria ao povo, mas o que vemos é mais do mesmo. Um pouquinho mais, é claro, não podemos deixar de reconhecer as obras feitas, porém, diante das cifras, não é muita coisa.

7. Você acredita em um mudança na Câmara de Itaparica?
Resposta: Sim, acredito, principalmente porque vejo que em Itaparica estamos quebrando o paradigma da política assistencialista. O povo acordou e não mais se satisfaz com dinheiro de boca de urna, cimento, bloco ou qualquer outra coisa que se troque por voto. O povo aprendeu que o custo disso é alto. São quatro anos de sofrimento o preço a se pagar, e por isso acredito que nas eleições de novembro teremos uma renovação na câmara de Vereadores.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *