CiênciaNotíciasSaúde

Estudo reforça que mosquitos não podem transmitir Covid-19

Uma pesquisa da Kansas State University, nos Estados Unidos, aponta que mosquitos são incapazes de replicar e transmitir o novo coronavírus . Publicado na revista científica Nature Scientific Reports, nesta sexta-feira (17), o estudo é o primeiro a gerar evidências que os insetos não representam um vetor de disseminação da Covid-19 .

“Embora a Organização Mundial da Saúde já tenha declarado que os mosquitos não podem transmitir o vírus, nosso estudo é o primeiro a fornecer dados conclusivos que apoiam a teoria”, afirmou Stephen Higgs, diretor do Instituto de Pesquisa de Biossegurança da Kansas State University, ao Medicalxpress.

Os cientistas inocularam o novo coronavírus cultivados em laboratório em mosquitos de três espécies: Culex quinquefasciatus , tigre-asiático e aedes aegypti . O último corresponde ao mosquito da dengue , que também transmite os vírus da zika e chikungunya.

Ao todo 277 insetos receberam injeções diretamente no hemocele, uma cavidade no corpo de artrópodes e outros invertebrados. Segundo os pesquisadores, a inoculação direta no hemocele pode causar infecções de curto prazo até mesmo em insetos que nunca poderiam ser infectados naturalmente porque não se alimentam de sangue, como os mosquitos machos.

Os estudiosos então dividiram as amostras em seis grupos, para avaliar a incidência da infecção após diferentes períodos. Eles identificaram que após duas horas da inoculação do novo coronavírus, 13 de 15 mosquitos analisados ainda estavam contaminados.

Ao analisar o grupo seguinte, formado por 48 mosquitos, a pesquisa detectou que apenas um deles, da espécie tigre-asiático, ainda apresentava sinais do novo coronavírus. Não foram identificadas cargas virais em nenhum dos mosquitos estudados após três, sete, dez e catorze dias da infecção.

“Com base na falta de vírus detectável em qualquer uma das 277 amostras coletadas 24 horas após a inoculação, concluímos que o Sars-CoV-2 [o novo coronavírus] é incapaz de se replicar em mosquitos e que mesmo que um mosquito se alimente de uma pessoa com vírus no sangue, o mosquito não é um vetor da doença”, diz o estudo.

Fonte:  iG 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *