Tecnologia

Como funciona WhatsApp Web? Nove perguntas e respostas da versão para PC

O WhatsApp Web mostra, no navegador do computador, as mensagens trocadas no aplicativo para celulares Android e iOS (iPhone). A versão web do mensageiro é bastante popular, mas muitos têm dúvidas sobre o funcionamento do serviço, que permite conversar com os contatos direto no PC. Perguntas como “WhatsApp Web funciona longe do celular?”, “onde o WhatsApp Web salva as fotos no PC?” e “como usar várias contas do WhatsApp no computador?” são questionamentos comuns entre usuários do mensageiro. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com nove perguntas e respostas sobre o WhatsApp Web. Entenda, a seguir, detalhes do funcionamento do serviço online.

1. Como funciona o WhatsApp Web?

O WhatsApp Web funciona a partir do espelhamento das mensagens trocadas no aplicativo. Para usar a versão do mensageiro para navegadores, é preciso acessar o site (web.whatsapp.com) e escanear o QR Code com o leitor disponível no próprio app. Assim que o WhatsApp validar o código e fizer o pareamento, as conversas do celular serão espelhadas no browser, da mesma forma que as mensagens trocadas no PC aparecerão no smartphone.

2. O WhatsApp Web tem os mesmos recursos do celular?

O WhatsApp Web compartilha muitos recursos com o aplicativo para celulares, mas tem uma série de limitações em relação ao app. A versão para navegadores não permite postar Status, criar listas de transmissão, adicionar um contato novo ou fazer chamadas de áudio e vídeo. As configurações de privacidade também são mais restritas, não sendo possível desativar a confirmação de leitura de mensagem (o check azul) e o “visto por último” pelo WhatsApp Web.

O WhatsApp Web compartilha muitos recursos com o aplicativo para celulares, mas tem uma série de limitações em relação ao app. A versão para navegadores não permite postar Status, criar listas de transmissão, adicionar um contato novo ou fazer chamadas de áudio e vídeo. As configurações de privacidade também são mais restritas, não sendo possível desativar a confirmação de leitura de mensagem (o check azul) e o “visto por último” pelo WhatsApp Web.

3. Qual a diferença entre WhatsApp Web e WhatsApp para Desktop?

O WhatsApp Web é a versão do mensageiro para navegador. Já o WhatsApp para Desktop é o aplicativo oficial do serviço para Windows e macOS. Enquanto o primeiro não requer o download de programas externos, o segundo precisa ser instalado no computador.

4. WhatsApp Web funciona longe do celular?

Sim. As sessões no WhatsApp Web permanecem ativas enquanto o celular do usuário está conectado à rede, seja por dados móveis ou por Wi-Fi. A distância entre os dispositivos não importa: o WhatsApp Web funciona com o celular longe, desde que o computador esteja autenticado pelo QR Code e logado corretamente, com uma conexão estável.

5. WhatsApp Web funciona com o celular desligado?

Não. Como o WhatsApp requer um aparelho com conexão à Internet e bateria funcionando para rodar no computador, não é possível usar o WhatsApp Web com o celular desligado. Ao contrário do Telegram, que utiliza armazenamento em nuvem, o mensageiro armazena o histórico de chats no cache do smartphone e, por isso, não pode dispensar a presença do dispositivo. Vale ressaltar também que não há como entrar no WhatsApp pelo PC só com o número.

6. Alguém pode acessar minhas conversas pelo WhatsApp Web?

Sim. As sessões do WhatsApp Web não são encerradas ao fechar a aba ou o navegador. Isso significa que, se você não desconectar o mensageiro do computador, a sessão continuará ativa, e pessoas mal-intencionadas poderão enviar mensagens pela sua conta. Para preservar a sua privacidade e a segurança das suas informações, evite usar o WhatsApp Web em computadores públicos e lembre-se sempre de encerrar a sessão. Caso tenha esquecido o mensageiro aberto em algum PC, é possível fazer logoff a partir do celular.

7. Como usar várias contas do WhatsApp no computador?

Por padrão, o WhatsApp permite apenas uma conta aberta no navegador do computador. Com alguns truques simples, porém, é possível burlar essa limitação e acessar vários perfis ao mesmo tempo. Você pode, por exemplo, usar a navegação anônima do Chrome, abrir o WhatsApp Web em navegadores diferentes ou instalar o aplicativo nativo do mensageiro para Windows 10 ou macOS.

8. Onde o WhatsApp Web salva as fotos no PC?

O WhatsApp Web não faz download das fotos no computador. A versão para navegadores do mensageiro apenas carrega as imagens. Se quiser baixá-las, será preciso fazê-lo manualmente, foto por foto. Os arquivos serão salvos na pasta que você escolher.

9. O que significa a mensagem “WhatsApp Web está ativo no momento”?

A mensagem “WhatsApp Web está ativo no momento”, exibida nas notificações de celulares Android, indica que o aplicativo de mensagens está aberto também no computador. O alerta é exibido sempre que algum usuário inicia uma nova sessão no navegador e pode ajudar a identificar acessos não-autorizados.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *