MunicípiosPolítica

Deputada destaca história da cidade de Ilhéus

O aniversário de 486 anos de fundação de Ilhéus e de 139 anos de sua elevação à condição de cidade, a ser comemorado no dia 28, foi lembrado pela deputada Talita Oliveira (PSL) em moção de congratulações e aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). De acordo com a parlamentar, Ilhéus foi fundado em 1534, como “Vila de São Jorge dos Ilheos”, e elevada a cidade em 1881.

No documento, Talita lembra que a cidade é conhecida mundialmente pelos livros do escritor Jorge Amado. Localiza-se na região conhecida como Costa do Cacau e possui a maior faixa litorânea do Estado, com aproximadamente 80 km de praias. Tem uma população de 184.236 (IBGE 2010) e possui uma área de aproximadamente 1.760 km² de terra, onde se encontram 57 povoados. A sede possui 27 bairros.

“É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia se baseia na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção”, explica a legisladora.

No aspecto econômico, Talita destaca que Ilhéus tem um PIB per capita que ultrapassa os 12 mil reais e abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços ao lado de Itabuna. Ela lembra ainda que a cidade sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

“Atualmente, verifica-se o esforço em conjunto do Poder Público, em todas as esferas, e da população para desenvolver cada vez mais a cidade, do ponto de visto cultural, econômico e social”, afirma a deputada.(ALBA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *