ItaparicaVera Cruz

A Ilha do Mar Grande: centro comercial de Itaparica e Vera Cruz

Mar Grande não é bairro, Mar Grande não é comunidade e nem é localidade de Vera Cruz. O que é o Mar Grande afinal? Será Mar Grande uma Ilha ou a Ilha é Mar Grande?

Para alguns que desconhecem a geografia política da Ilha de Itaparica e suas divisões em duas cidades: Itaparica e Vera Cruz, Mar Grande é Ilha. E não há erro ou problema em chamar Mar Grande de Ilha dentro de uma perspectiva que analisa a geografia física e política. O que você acha sobre isso?

Chamar Mar Grande de Ilha pode parecer sim, um erro etimológico, geográfico e político. No entanto em uma perspectiva cultural, fomentada pela especulação imobiliária de 1979, registrada no Jornal Atarde de 25 de Março, com a matéria “Pobre Ilha devastada: a especulação imobiliária está matando sua beleza”.

A presente matéria tem 40 anos que foi publicada, ( minha idade) mas até hoje a ilha vendo sendo devastada completamente pela especulação imobiliária. É mentira!? Empresários estão abatendo a ilha aos poucos, fazendo-a sangrar … vendendo-a como se estivesse em uma feira livre: “Quem quer um pedacinho da Ilha de Aratuba?”

Em 1979, diversas empresas para vender lotes na Ilha de Itaparica, começaram a chamar as localidades/comunidades e povoados da Ilha, de ilha. Foi uma estratégia de marketing que deu certo para vender lotes, pois os lotes não seriam em Vera Cruz, nem em Itaparica, seriam lotes em outras ilhas, na ilha. “Caíram no conto do Vigário”.

E assim, nasceu este “ negócio” de chamar as comunidades da Ilha de ilhas. Parece uma loucura, mas foi o que aconteceu e deu certo “venderam gato por lebre”, pois o nome da ilha é Ilha de Itaparica.

Ilha de Coroa, Ilha de Aratuba, Ilha de Barra Grande e Ilha de Berlique, não existem.

Mas quem não sonha em ter uma casa em uma Ilha? Sendo a idéia de “Ilha”, um lugar paradisíaco, belo, bucólico e perfeito para o descanso e para as férias. Era o sonho dos soteropolitanos e dos fazendeiros do recôncavo baiano nos anos 80, basta analisar que a maioria dos condomínios da Ilha os proprietários são da cidade de Salvador e das Cidades do Recôncavo e os mesmos, chamam as comunidades da Ilha de ilha. Foram enganados.

Você já ouvir a expressão, “Ilha do Mar Grande” não se assuste, tentar corrigir é uma luta histórica. É comum ouvir as seguintes expressões culturais na Ilha quando fala-se em Mar Grande:

  • Vamos pro Mar Grande?
  • O Mar Grande.
  • No Mar Grande.

Você já ouviu isso??

Por volta de 1950, Mar Grande era uma comunidade da Ilha de Itaparica, isolada, sem energia elétrica ou água encanada, que emancipou-se em 1962 recebendo o nome de Vera Cruz. Vera Cruz nasceu a partir do Mar Grande. E o Mar Grande recebeu o nome de Vera Cruz. Vera Cruz é Mar Grande. E Mar Grande não é Ilha.

Em 1975 a energia elétrica chegou no Mar Grande, já a água encanada foi inaugurada em 19 Janeiro de 1976.

Mar Grande de comunidade abandonada pela cidade de Itaparica nos anos 60, cresceu. E pasmem… cresceu tanto, que de lugar nenhum, sem perspectiva de futuro ou crescimento, isolada, sem água e luz e tão pouco transporte, tornou-se hoje o centro comercial da Ilha.

Talvez seja por isso, que alguns políticos da época, já vislumbravam o crescimento do Mar Grande e o Jornal Atarde de 11 de setembro de 1962 publicou a seguinte matéria: “Itaparica não aceitará a emancipação de Vera Cruz”.

Publicação Professor Silvano Sulzart
Insta: @silvanosulzart

2 thoughts on “A Ilha do Mar Grande: centro comercial de Itaparica e Vera Cruz

  • Wellington de Jesus Costa

    Concordo Plenamente, Silvano.
    Odeio quando perguntam: “em qual das ilhas você mora?”.

    Resposta
  • Silvia

    Bom dia,E Triste falar que a ilha tem duas prefeituras E a História vem de Itaparica ,Sabendo que todo comércio está em Mar grande Itaparica está abandonada ,precisando de vários recursos Quem poderá nos salvar!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *