NotíciasSalvador

Muito mais do que um novo restaurante popular

O novo restaurante popular da Prefeitura, inaugurado hoje (28) em Pau da Lima, na comunidade conhecida como Jardim Cajazeiras, na Avenida Aliomar Baleeiros, é muito mais do que um espaço para refeições. No local, haverá também, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a oferta de cursos profissionalizantes nos setores de gastronomia, padaria, estética, corte e costura. Isso sem falar em áreas reservadas ao estímulo do empreendedorismo na localidade. 
A entrega do equipamento, que era um compromisso da atual gestão, foi feita na manhã de hoje (28) pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice Bruno Reis e da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos. A distribuição das refeições já havia começado, em fase de teste, há cerca de três semanas, e contou hoje com a ajuda do próprio prefeito. Serão 500 por dia, sempre das 11h às 13h30, como já acontece no Restaurante Popular Cuidar de São Tomé de Paripe, que até então era o único gerido pelo município, por meio da Sempre.  
A exemplo do equipamento de São Tomé de Paripe, enquanto durarem os efeitos da pandemia as quentinhas serão entregues de graça e sem possibilidade de acesso às dependências do restaurante, evitando aglomerações. Quando o ambiente for de normalidade, o prato voltará a custar R$1 e poderá ser consumido internamente. 
“Tudo aqui foi feito com muito capricho, em um ambiente moderno e confortável, atendendo aos mais elevados padrões de segurança. A cozinha, por exemplo, é do tipo industrial, e vai servir também para as aulas de gastronomia, treinando e qualificando mão de obra da região”, disse ACM Neto. 
“Construímos muito mais do que um restaurante popular. Além de usar a cozinha como escola, teremos em breve cursos na padaria para formar novos panificadores e panificadoras, que vão aprender a fazer, além de pão, pizza, doces e quitutes. O Sebrae vai se instalar aqui e, dentro do plano de ativação econômica que vamos lançar na cidade para superar de vez a pandemia, daremos foco aos pequenos e médios empreendedores da localidade, com diversos cursos, a exemplo de salão de beleza, corte e costura, além de termos um espaço colaborativo de ideias e um infocentro”, acrescentou o prefeito. 
A titular da Sempre, Ana Paula Matos, disse que o equipamento terá outros parceiros além do Sebrae, a exemplo do Banco do Nordeste e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Além disso, teremos os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com cadastros em programas sociais e auxílios. É um espaço pensado também pós pandemia, para que as pessoas possam ressignificar suas vidas e retomar a autonomia financeira”, declarou.

Foto: Valter Pontes/Secom

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *