Política

Deputada reivindica 10 leitos de UTI e centro para tratamento da Covid-19 em Jacobina

A implantação de 10 leitos de UTI e a criação de um Centro de Tratamento Regional para a Covid-19, com de leitos de enfermaria, no Hospital Municipal Vicentina Goulart, em Jacobina, foram solicitadas pela deputada Fabíola Mansur (PSB) em duas indicações endereçadas ao governador Rui Costa. De acordo com os documentos, protocolados na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o objetivo é atender aos pacientes infectados pelo coronavírus na região.

Fabíola explica que as ações são de extrema urgência, considerando que, até o momento da apresentação das indicações, já havia registro de 350 notificações e 26 casos confirmados, com PCR ou testes rápidos, distribuídos em nove municípios, entre eles, Jacobina, Capim Grosso, Caldeirão Grande, Piritiba, Umburanas, Várzea Nova e Saúde. Cinco óbitos por Covid-19 haviam sido computados na região.

Nas proposições, a parlamentar sugere que o governador adote, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as providências necessárias para implantação do centro e dos leitos de UTI, aproveitando a estrutura existente da unidade de saúde, o Hospital Vicentina Goulart, e dando suporte aos 19 municípios da região de Jacobina, com uma população em torno de 380 mil habitantes.

“Que nesse centro possamos, além de fazer os trabalhos a que se destina, treinar profissionais para o uso e aplicabilidade dos respiradores instalados nos leitos de UTIs que serão implantados”, pretende a deputada, para a qual o município de Jacobina tem um papel importante como cidade polo de saúde.

“Isso implica na real necessidade da existência deste serviço de assistência, através de uma Central de Atendimento à Covid-19, para as diversas classificações de risco, como leve, moderado e grave, organizando assim o fluxo e o acesso às pessoas com sintomas gripais, suspeitos ou confirmados”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *