MunicípiosNotícias

Camaçari tem toque de recolher a partir deste sábado

A prefeitura de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, instituiu o toque de recolher como forma complementar de prevenção e controle da Covid-19. A medida começa a valer neste sábado (30) e segue até 8 de junho.

A determinação foi formalizada por meio de decreto publicado neste sábado. De acordo com a prefeitura, a medida é necessária devido ao aumento de pessoas infectadas no município, que teve uma elevação de 50% em menos de uma semana.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), até a publicação desta reportagem, Camaçari havia registrado mais de 180 casos, com 4 mortes.

Diante da determinação, fica proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas da cidade, locais e praças públicas, de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h, e aos sábados e domingos, a restrição será das 16h às 5h.

Excepcionalmente, neste sábado a restrição será das 20h às 5h. Além da proibição da circulação de pessoas, todo o comércio deverá permanecer fechado durante o toque de recolher, inclusive aqueles considerados essenciais, como supermercados, por exemplo.

A prefeitura informa que os estabelecimentos que oferecem serviços de saúde, como farmácias e clínicas veterinárias poderão funcionar durante o toque de recolher.

Ficam permitidos ainda os deslocamentos dos prestadores de serviços delivery , os quais terão permissão de funcionamento e circulação até às 23h59, com tolerância de até uma hora para o retorno dos colaboradores aos domicílios.

Também ficou definido que o Centro Comercial de Camaçari e os estacionamentos da feira, serão fechados a partir de segunda-feira (1º), permanecendo assim até o dia 8 de junho. No entanto, a Casa Lotérica e o posto do Auxilio Emergencial, que funcionam na área interna do estabelecimento, seguirão funcionando.

Ficou determinado, ainda, que será proibida a circulação e comercialização de vendedores ambulantes no centro da cidade. Para evitar o trânsito de veículos no entorno do local, algumas ruas serão interditadas durante o período do toque de recolher.

Para as localidades de Vila de Abrantes, Arembepe e Catu de Abrantes, na costa, além dos bairros Ponto Certo e Gleba E, na sede, locais onde os índices da doença são maiores, entre este sábado e 7 de junho, haverá distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, higienização e lavagem de ruas entre outras ações.

Nas localidades e bairros citados anteriormente, como medidas restritivas complementares, ficarão suspensas a realização de toda e qualquer atividade econômica formal e informal, incluindo ambulantes e feirantes.

O toque de recolher, assim como todas as demais medidas adotadas, vão contar com policiamento e vigilância por parte do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Camaçari e da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes, além do órgão institucional de fiscalização das medidas de enfrentamento ao coronavírus. A íntegra do edital pode ser acessada no site da prefeitura de Camaçari.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *