GeralSalvador

Videomonitoramento aumenta segurança dos foliões nos circuitos

O uso da tecnologia tem sido fundamental para as ações preventivas de segurança no Carnaval. Pelo segundo ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza o videomonitoramento nos tradicionais percursos dos festejos, por meio de 20 câmeras instaladas nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).

A estratégia também conta com a participação de 15 agentes da corporação, dedicados especialmente para operação de videomonitoramento da folia momesca. Em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), a operação consiste em observar os atos de vandalismo ao patrimônio público, além de delitos contra a integridade do folião para, de forma estratégica, acionar os agentes da guarda que estão ao longo do circuito, garantindo precisão e agilidade nas abordagens.

Essa ação de inteligência foi, inclusive, testada durante o Fuzuê e Furdunço, que aconteceram no pré-Carnaval. Segundo o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, o videomonitoramento contribui, de forma preventiva, para uma rápida identificação de delitos. “Conseguimos observar ações isoladas e acionar rapidamente nossa equipe para intervenção”, afirma.

Ainda segundo o gestor, sistema de videomonitoramento fortalece as ações de combate ao racismo, violência contra a mulher e pessoas LGBTs que estão sendo realizadas pela Prefeitura neste período de festa.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *