NotíciasSalvador

Fuzuê dá a largada para “O Carnaval dos Carnavais” em Salvador

O Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) já deu o sinal neste sábado (15): começou a maior festa popular de rua do planeta. O Fuzuê, primeiro dia do pré-Carnaval de Salvador organizado pela Prefeitura, atraiu milhares de pessoas que foram conferir a folia à moda antiga atrás das bandas de fanfarra, grupos de percussão, marchinhas, fantasias e, claro, muita alegria. A pré-folia continua no local no domingo (16), com o Furdunço, a partir das 15h.

Acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e demais gestores e autoridades, o prefeito ACM Neto foi conferir de perto a festa e aproveitou alguns momentos junto com a multidão. À imprensa, ele ressaltou o caráter democrático e grandioso da festa na capital baiana, afirmando o compromisso de fazer desta edição o melhor Carnaval de todos os tempos.

“É engraçado porque as pessoas nos falam e comparam com outros destinos no Brasil e ninguém tem um Carnaval como o de Salvador, com a quantidade de atrações, palcos, sete circuitos, dez bairros. Vamos ter as principais atrações do Brasil aqui. São quase 900 mil turistas que estarão na cidade de hoje até quarta-feira de Cinzas. Vemos essa quantidade de pessoas nas ruas e esse pré-Carnaval hoje já é um indicativo do que vem por aí. A gente tem certeza que a folia deste ano vai consagrar o tema escolhido pela Prefeitura, que é ‘O Carnaval dos Carnavais’”, avaliou ACM Neto.

O prefeito também salientou que, dentre as novidades da festa em 2020, está um palco para apresentações de artistas da black music, montado no pátio do Espaço Cultural da Barroquinha, no Circuito Osmar (Centro). “A gente vem prestigiando os artistas locais, ou seja, a Prefeitura não contrata artistas de fora para a folia e acompanha as mudanças que estão acontecendo no Carnaval. O mais importante é ver essa quantidade de pessoas na rua”, completou.

Resgate e futuro – A primeira atração musical a passar pelo circuito foi Tio Paulinho, junto com a Orquestra Fred Dantas, e uma das pessoas que acompanhavam a apresentação era a aposentada Vera Cunha, de 65 anos. Ao lado do neto Gustavo, de 11 anos, ela já tinha percorrido o trajeto do Clube Espanhol ao Farol da Barra e aproveitava pra descansar um pouquinho. “É uma festa alegre, diversificada, minha família toda também veio curtir, tá muito legal”, afirmou.

Folião que acompanha a festa até a Quarta-Feira de Cinzas, o administrador Roberto Augusto Lima, de 60 anos, ressaltou a importância do Fuzuê. “Acho que resgata as coisas antigas, os mascarados, os carnavais tradicionais, e isso é importante sobretudo para que as crianças possam participar. Venho todos os anos e mais uma vez está bonito, está ótimo. O que a Prefeitura faz é muito importante porque resgata um Carnaval que estava há muito tempo perdido”, destacou.

“O Fuzuê é um projeto superinteressante que resgata muito o gosto das pessoas e o investimento que a Prefeitura faz para cultuar o folião do futuro. Então, você vê famílias inteiras, crianças de colo, avôs conduzindo os netinhos, sentindo o gostinho do Carnaval e, o mesmo tempo, resgatando a folia que temos dentro da gente”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

O sábado teve ainda as manifestações culturais da Oficina da Oficina de Frevos e Dobrados, Pierrot Tradição de Plataforma, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Fanfarra BBG, Banda Big Show, Caretas de Cairu, Fuzuê Junino, Gravata Doida, Grupo Cultural Bambolê, Banda Show Laroyê, Cangaceiros de Ipitanga, Banda Comanches e Banda Percussiva Axé Babá, entre outros.

Furdunço – Neste domingo (16), são os trios, pranchões e ônibus que invadem a Avenida Oceânica, levando as apresentações musicais para bem pertinho do público. Os desfiles começam às 15h com a apresentação do compositor e cantor Gerônimo eu seu buzanfan, ônibus adaptado em substituição ao trio elétrico.

Ainda desfilam no domingo as bandas Marana, Fitdance, Rixô Elétrico, Quabales, BaianaSystem, Duas Medidas, Mudei de Nome, Armandinho, Danniel Vieira, Juan e Ravena, A Mulherada, Luciano Calazans, Afrodisíaco, Guig Ghetto, Viola de Doze, Tonho Matéria, Diamba, Adão Negro, Ana Mameto, Araketu, Kart Love e Forró do Tico, entre outras. A programação completa está disponível no site curtacarnaval. com. br .

Fotos: Valter Pontes

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *