NotíciasPolíticaSalvadorSaúde

Audiência pública na Câmara debate coronavírus e o Carnaval

A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que o coronavírus se torne uma crise global mais ampla. Alertas foram feitos e medidas para impedir a proliferação do novo coronavírus continuam sendo tomadas com a instalação de barreiras sanitárias em aeroportos e quarentena para os casos suspeitos. O tema entrou na pauta da Câmara, por meio do vereador Marcos Mendes (PSOL), que requereu a realização da audiência pública “Coronavírus e o Carnaval de Salvador”. O debate ocorrerá no auditório do Anexo Bahia Center, na próxima segunda-feira (10), a partir das 8h.

Até o momento, conforme a OMS, não existe confirmação concreta de qual foi a principal porta de entrada do vírus na sociedade. A entidade, no entanto, indicou que os primeiros casos da doença surgiram na cidade de Wuhan, na China.

Wuhan é uma cidade comercial, dividida por rios, e possui muitos parques e lagos. Por conta do comércio intenso e da posição geográfica, muitos pesquisadores acreditam que a fonte primária do novo coronavírus esteja no mercado de frutos do mar da cidade ou que tenha se espalhado através de animais.

Síndromes respiratórias

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o coronavírus já existe desde meados de 1960. Ele, na verdade, faz parte de uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados – que podem passar despercebidos pelo corpo – até mesmo síndromes respiratórias mais graves que precisam de um acompanhamento médico mais intenso.

O que está alarmando toda a comunidade mundial é uma nova variação desse vírus, denominado cientificamente de 2019-nCoV. A modificação genética do vírus torna essa patologia perigosa para os humanos. Na China, conforme dados das autoridades do país, até o último dia 5, morreram 490 pessoas e 24.324 estão infectadas.

De acordo com a OMS, casos de coronavírus já foram detectados no Japão, Tailândia, Singapura, Hong Kong, Coreia do Sul, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Taiwan, Malásia, Macau, Vietnã, França, Emirados Árabes, Índia, Canadá, Itália, Reino Unido, Rússia, Filipinas, Nepal, Camboja, Sri Lanka, Finlândia, Suécia, Espanha e Bélgica.

Câmara Municipal de Salvador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *