NotíciasSalvadorSaúde

Prefeitura alerta sobre boatos a respeito do coronavírus em Salvador

A Prefeitura pede à população que fique atenta e evite compartilhar notícias falsas sobre o coronavírus. Muitos boatos estão sendo espalhados nas redes sociais, desde tratamentos inadequados até a não realização do Carnaval deste ano. A recomendação é que a população procure os canais informativos oficiais e acompanhe as notícias pela imprensa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já monta uma estratégia de ação e ressalta que o momento é de tranquilidade.

Para garantir o monitoramento de possíveis casos suspeitos do coronavírus em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância, já emitiu um boletim epidemiológico para os estabelecimentos de saúde das redes pública e privada da capital, alertando principalmente sobre a importância da notificação imediata de pacientes que apresentarem os sintomas.

A medida faz parte de um rol de estratégias preventivas e de controle que será adotada pela pasta para evitar a circulação do vírus na cidade. “O primeiro passo deflagrado pela secretaria foi repassar as orientações sobre o agravo para todos os hospitais e demais estabelecimentos das redes pública e privada com recomendações de notificação imediata de indivíduos que se enquadrarem nos critérios de caso suspeito da doença, bem como, orientações sobre cuidados básicos a serem adotados em pacientes suspeitos”, destacou Luiza Côrtes, diretora de Vigilância à Saúde da pasta.

Ainda essa semana, uma reunião com representantes da SMS será realizada para definição do plano de ação para evitar a circulação do vírus. “Esse é um momento de tranquilizar a população. Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde e a Secretária da Saúde do Estado para nos manter atualizados sobre a circulação do vírus no país. Nossos profissionais de epidemiologia também permanecem trabalhando para garantir o controle e os procedimentos de contingência que podem ser adotados na cidade. Vale destacar, que até o momento, só há um episódio suspeito sob investigação no Brasil e não há motivos para pânico”, destacou Leo Prates, titular da SMS.

O coronavírus é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia. Versões mais graves causam patologias piores, como a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave, responsável pela morte de mais de 600 pessoas na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003. A versão de vírus que circula agora é uma espécie nova, desconhecida da comunidade médica até então.

Chineses – A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) estima que, em 2019, 0,2% dos turistas estrangeiros que vieram para Salvador eram chineses. Em números absolutos, a capital recebeu dois mil chineses durante todo o ano. Além disso, as pesquisas aplicadas com turistas durante os últimos dois carnavais não registraram a presença de visitantes oriundos do país oriental.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *