GeralSalvador

Odiosvaldo apoia construção de sede para as “Ganhadeiras de Itapuã”

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) e representantes das “Ganhadeiras de Itapuã” participaram de reunião com Kaio Moraes, chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, para encaminhar e discutir sobre a construção da sede da entidade. A proposta apresentada na semana passada objetiva instalar a sede do grupo de cultura popular na região da Lagoa do Abaeté.

“Devemos lembrar do forte papel cultural que as ganhadeiras têm em Salvador desde o século XIX e sua relação com a história do bairro de Itapuã, além dos laços com o samba e com a música tradicional da Bahia, passados desde então pelos ancestrais”, declarou Odiosvaldo Vigas.

O vereador salienta que o reconhecimento do trabalho das “Ganhadeiras de Itapuã” será com a participação do grupo baiano no desfile de Carnaval da Escola de Samba Unidos do Viradouro, vice-campeã carioca de 2019. “O empoderamento da mulher negra” é o tema do desfile deste ano, no dia 23 de fevereiro, às 23 horas.

Tradições

As “Ganhadeiras de Itapuã” é um grupo tradicional constituído em 2004 para resgatar as antigas tradições de Itapuã, sobretudo a história das antigas ganhadeiras da época em que o bairro ainda era uma pequena aldeia de pescadores. Representam uma importante página da história e da cultura negra e mestiça do Brasil.

O trabalho do grupo envolve música, dança e encenações teatrais. A equipe possui 40 integrantes, entre mulheres e homens. No palco, são nove músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão que, juntos com a sonoridade das vozes de tom muito peculiar de 25 jovens e senhoras, revelam a riqueza do universo cultural da Bahia. As “Ganhadeiras de Itapuã” já se apresentaram em diversos festivais de música e já participaram de vários shows e gravações com artistas renomados do cenário nacional e internacional.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *