Tecnologia

Facebook vai pagar US$550 milhões em processo sobre reconhecimento facial

O Facebook anunciou na quarta-feira (29) que chegou a um acordo de US$ 550 milhões relacionado a uma ação judicial sobre a empresa ter coletado e armazenado ilegalmente dados biométricos de milhões de usuários sem consentimento.

O processo começou em 2015, quando usuários de Illinois, nos Estados Unidos, acusaram o Facebook de violar a Lei de Privacidade de Informações Biométricas estadual.

A ferramenta de reconhecimento facial, criada em 2010, identifica e sugere os nomes das pessoas que estão nas fotos publicadas pelos usuários, uma função que, de acordo com os demandantes, não cumpre a lei estadual de Illinois que protege a privacidade biométrica.

O caso envolve “os usuários do Facebook localizados em Illinois, sobre os quais o Facebook criou e armazenou um ‘template’ de rostos depois de 7 de junho de 2011”, disse o juiz que decidiu pela coletividade da ação em 2018.

Em comunicado, os escritórios que representam os requerentes solicitarão ao tribunal distrital a aprovação prévia ao acordo.(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *