NotíciasSalvador

Novo Cras amplia assistência a moradores da Fazenda Grande do Retiro e entorno

Antes mesmo da inauguração oficial ocorrida na manhã desta quinta-feira (5), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Fazenda Grande do Retiro, implantado pela Prefeitura na Rua Melo Morais Filho, já atraía moradores do entorno, como as vizinhas Vanda Cerqueira, de 56 anos, e Taís França, de 28 anos, ambas residentes em São Caetano. O equipamento foi entregue em cerimônia com as presenças do prefeito ACM Neto e da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, demais autoridades, corpo técnico e população.

“Pra mim vai ser melhor, porque deixei de ir a outro Cras, em Pero Vaz, por causa (da falta de dinheiro) de transporte. Aqui não vou precisar me deslocar tanto, vou receber atendimento perto de casa e será bom também para os moradores daqui”, relatou Vanda.

O prefeito lembrou que a iniciativa faz parte da ação municipal de requalificação de todos os Cras de Salvador – somente a unidade de Fazenda Grande do Retiro recebeu investimento de R$ 297 mil no novo equipamento. “As unidades não recebem apenas nova estrutura física, mas também equipes plenamente consistidas e, principalmente, profissionais na área social que vão trabalhar em contato com as pessoas mais pobres, ajudando a promover a superação da desigualdade em nossa cidade.”

O gestor ainda ressaltou a importância do serviço para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social. “O Cras é aquela unidade que está mais próxima de criar um vínculo na área social com as famílias. Isso permite, inclusive, a inclusão de muitas pessoas nos programas sociais da Prefeitura e governo federal. Ainda permite à Prefeitura que viva mais de perto a situação de cada família, entendendo o que provoca muitas vezes os problemas sociais e ajudando a tomar medidas e desenvolver políticas públicas para resolver esses problemas”, completou ACM Neto.

“Esse Cras vai ser muito importante, porque essa comunidade precisa bastante de uma assistência dessas. Muitos não têm condições de ir resolver problemas em outro bairro, então a iniciativa é muito boa. Que a estrutura abrace mesmo a comunidade”, pontuou Taís.

Números – De acordo com a secretária Ana Paula, neste ano de 2019, através dos Cras, já foram pagos R$2,1 milhões em benefícios; 520 mães adquiriram enxoval após participarem de oficinas nos centros; 3.586 cestas básicas foram distribuídas; foram feitas mais de 400 concessões de Aluguel Social; e mais de 20 pessoas puderam voltar às cidades de origem. “Mas, mais simbólico do que isso, são os projetos e as vidas que são transformadas pelos trabalhadores da assistência social”, destacou.

Funcionamento – Assim como as demais estruturas do tipo, o funcionamento do Cras Fazenda Grande do Retiro será de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, educação financeira e orientação jurídica, entre outros.

As equipes são consistidas por assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio, que auxiliam os usuários através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A ação consiste no acolhimento, acompanhamento sociofamiliar, atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O público-alvo é composto por famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, ou em decorrência da privação de renda e do acesso a serviços públicos.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *