GeralSalvador

Mais de 400 mil pessoas já visitaram a decoração natalina no Campo Grande

Uma das principais atrações da capital baiana neste fim de ano, a decoração e programação natalina montada na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, já atraiu cerca de 425 mil pessoas desde a inauguração, no dia 18 de novembro. De acordo com a pesquisa realizada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), de segunda a sexta-feira, de 18h às 22h, a média de visitantes da praça é de 15 mil. Já durante os finais de semana, esse número é quase o dobro: das 18h às 23h, cerca de 25 mil pessoas passam pelo local.

Entre as atrações disponíveis gratuitamente na praça, a mais procurada pelas crianças é o globo de neve. Há ainda a Vila Natalina com 18 barraquinhas de artesanatos, artigos religiosos e gastronomia, a árvore central de luzes dançantes em LED e a Catedral de Luz e Som, composta por 22 arcos e 20 mil metros de corda de luz.

A Casa do Papai Noel também é um dos ambientes preferidos do público. Uma equipe de 23 pessoas levou 50 dias para deixar a casa de 70 m² completamente pronta. Há ainda a peça luminosa da Santa Dulce dos Pobres com quatro metros de altura, o presépio, o boulevard de luz e o palco, onde, durante todas as noites, diferentes instituições entre escolas municipais e bandas de igrejas, da Guarda Municipal e do Exército apresentam espetáculos teatrais, de dança ou corais.

Demais locais – A praça do Campo Grande é o ponto principal das programações do Natal Salvador, mas opções não faltam em outros locais da cidade, que estão enfeitados com adereços e iluminação temática. Dentre eles estão as avenidas Bonocô, Garibaldi, Sete, Suburbana e Vasco da Gama, ornamentadas com cordoalhas e iluminação diferenciadas nos postes.

Bairros como Baixa dos Sapateiros, Baixinha de Santo Antônio, Bonfim, Caminho de Areia, Centenário, Circuito Barra/Avenida Ocêanica, Dique do Tororó, Fazenda Grande II e Imbuí também foram enfeitados. Além disso, o Forte Santa Maria, Largo da Mariquita, Largo do Tanque, Morro do Cristo, Orla Pituba/Amaralina, Ribeira, Terreiro de Jesus, Vale das Pedrinhas, Cruzeiro de São Francisco, Canal do Bate Estaca e ruas Chile, da Misericórdia e Direta do Uruguai, estão com luzes em LED que remetem aos encantos do Natal.

As praças Milton Santos (Valéria), Ana Lúcia Magalhães, da Dinha, da Igreja da Vitória, da Sé, de Irmã Dulce e São Marcos estão com peças luminosas, prontas para receberem as famílias que costumam fazer as famosas selfies na decoração natalina.

No total, em 2019, a Prefeitura, através da Dsip/Semop, iluminou 20 praças. As ruas receberam 6,2 milhões de microlâmpadas em LED, 500 árvores enroladas, cerca de 750 peças luminosas em postes, mais de 600 horas de iluminação e mais de 100 horas de espetáculos e apresentações natalinas em diversos localidades.

Show de drones – Outra grande novidade no Natal Salvador 2019 é o show com 300 drones luminosos pela primeira vez gratuito no Brasil e que será apresentado em quatro pontos: Farol da Barra (20), São Tomé de Paripe (21), Campo da Pronaica, Cajazeiras, (23) e no Bonfim (26), a partir das 19h. O atrativo também estará no dia 31 no Festival Virada Salvador 2020, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio.

Em uma dança sincronizada, os equipamentos criarão diversas formas coloridas que flutuarão no céu com perfeição. Os 300 drones desenvolvidos na França chegam a formar um painel de 900 m². Com a velocidade de 8 a 15 km/h, os dispositivos são equipados com luzes LED e controlados por apenas um piloto que guiará o equipamento pré-programado para criar um espetáculo impecável e seguro. Cada drone é equipado com 16 microcomputadores e sensores anticolisão.

O enxame tecnológico criará um espetáculo à parte – cada apresentação tem duração de 10 minutos e pausas de 30 minutos. Para mais informações sobre a programação completa nos diversos pontos da cidade e notícias diárias sobre o Natal Salvador, acesse site natal. salvador. ba. gov. br .

Foto: Valter Pontes
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *