NotíciasSaúde

Secretaria da saúde retira armadilha do Aedes aegypti de escolas municipais esta semana

No intuito de formar cidadãos conscientes sobre os riscos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya, a Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) implantou armadilhas para capturar o mosquito em 52 escolas municipais da capital baiana no mês de outubro. Um mês após a intervenção, equipes do CCZ fazem a retirada e trocam experiências com crianças e adolescentes.

A evasão do dispositivo e inspeção vetorial começou nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima sexta-feira (29), último dia da estratégia que terá um encerramento na Escolab no bairro de Coutos com uma programação didática para os agentes mirins. As equipes se dirigem aos locais pela manhã.

As unidades escolares foram escolhidas nos bairros onde há índices de infestação alto na cidade, em média 75% dos locais tinham larvas nas armadilhas. “Foi uma oportunidade desses jovens observarem a captação do mosquito e como se processa quando o Aedes coloca os ovos, no entanto, estes eclodem, mas não passa para a fase adulta – morrendo afogadas. Quando se sensibiliza uma criança através da educação ela se sente parte do processo, e reproduz na sua casa, comunidade e escola o que foi passado, tornando-a um agente multiplicador, um verdadeiro agente mirim”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses.

No último dia 11, o CCZ colocou cartazes educativos nas 435 escolas municipais de Salvador além de fazer inspeção com os estudantes. No total, aproximadamente 140 mil alunos foram envolvidos na ação educativa.

O Setor de Mobilização e Educação em Zoonoses (SEMOB) estará durante essa semana realizando peças teatrais, rodas de conversas e intervenções dentro dos ambientes educacionais.

Programação:

27/11/19 – Inspeção vetorial e retirada das armadilhas com a participação de alunos na escola Escola M. Professor Antonio Carvalho Guedes

28/11/19 – Inspeção vetorial e retirada das armadilhas com a participação de alunos na escola Escola M. 22 de Abril

29/11/19 – Inspeção vetorial e retirada das armadilhas com a participação de alunos na escola Escolab Coutos / Retirada das armadilhas de todas as escolas municipais

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *