GeralNotíciasSalvador

Salvador inaugura decoração, iluminação e programação natalina

Luzes, cores e sons já fazem com que a capital baiana entre oficialmente no clima mais mágico do ano. Com a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, completamente lotada, a abertura oficial do Natal Salvador 2019 foi realizada com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis, além de gestores e autoridades municipais. Coordenada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), a programação gratuita e aberta ao público acontecerá até o dia 6 de janeiro.

Na abertura, o público pôde conferir a chegada do Papai Noel, acompanhado das ajudantes. A música ficou a cargo do Coral Vozes da Rua, iniciativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) que envolve 30 pessoas em situação de rua assistidas pela pasta, instituições e movimentos sociais, e do grupo Tambores da Alegria, também formado pelo público-alvo do coral.

“Mais do que falar, quero aproveitar para convidar a todos para conhecer a decoração de Natal deste ano. Tudo feito com muito capricho e carinho, começando mais cedo e trazendo mais brilho, luz e energia para este momento especial de fim de ano, valorizando as famílias e promovendo uma mensagem de paz para os lares de Salvador e tornando a cidade ainda mais encantadora para quem vem nos visitar. Trouxe minhas filhas (Lívia e Marcela), porque esse é um momento para as famílias”, disse o prefeito.

“Só vemos isso em grandes cidades do mundo. Parece um parque de diversões, gratuito e construído a céu aberto”, complementou prefeito ACM Neto, que acionou as luzes de Natal de toda a praça, incluindo a Catedral de Luz, projeto do artista Pedro Campos, composto por mais de 20 mil lâmpadas. A Vila de Natal funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, estendendo o funcionamento nos finais de semana até as 23h.

O investimento total do município para a iniciativa é de R$ 5,2 milhões. Durante os dias de comemoração, serão 20 praças iluminadas, 6,2 milhões de microlâmpadas em LED nas ruas, 500 árvores enroladas, cerca de 750 peças luminosas em postes e mais de 600 horas de iluminação. A decoração especial pode ser encontrada em locais como o Dique do Tororó, Praça Municipal, Hospital Municipal de Salvador (Boca da Mata) e a fachada das Obras Sociais Irmã Dulce (Largo de Roma). O Farol da Barra tem jardim iluminado e letreiros luminosos.

Na Cidade Baixa, o Roteiro da Fé conta com uma decoração especial na Praça Irmã Dulce e Bonfim. Locais como o Terreiro de Jesus, Ribeira e as praças Ana Lúcia Magalhães (Pituba), Imbuí, Largo do Tanque e da Matriz, em Valéria, além de grandes avenidas, a exemplo da Afrânio Peixoto (Suburbana), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e Oceânica, as praças Ana Lúcia Magalhães, da Dinha, da Sé, Irmã Dulce e São Marcos também recebem peças luminosas.

Apresentações culturais – Além da iluminação especial, haverá mais de 100 horas de espetáculos e apresentações natalinas em diversos locais da cidade, em especial nos pontos turísticos. Cerca de 30 alunos de escolas da rede municipal de ensino, os assistidos pela Sempre e os integrantes da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM) farão apresentações em diversos pontos.

Também haverá um pocket show de grupos de dança e passeio cicloturístico noturno, com tema natalino. O Centro Histórico será movimentado com um concerto de Natal eletrônico e a presença do Papai Noel no Pelô. Shows inéditos com 300 drones serão realizados no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, no Farol da Barra e em um terceiro lugar a ser divulgado.

Ponto principal – Mais uma vez, o Campo Grande é o palco principal da programação – em 2018, mais de 600 mil visitantes passaram por lá. Por isso, a praça terá atrações especiais e vários pontos chamados “instagramáveis”, para que as famílias possam registrar o momento.

“Esta é a praça mais iluminada do Brasil, e Salvador hoje não perde para nenhuma outra cidade do país. O Campo Grande está muito bonito, a altura do que merece o povo de Salvador. Temos a Catedral, a referência ao Senhor do Bonfim, o Papai Noel Negro, representando a população de Salvador, a Santa Dulce dos Pobres, artesanato, alimentação e muito mais. Até o dia 25 entregaremos mais 20 praças iluminadas em toda a cidade”, declarou o diretor municipal de Iluminação, Júnior Magalhães.

Além do espaço reservado para a Vila de Natal com a Casa de Papai Noel, os visitantes podem desfrutar dos estandes de artesanato e gastronomia, globo de neve, locomotiva iluminada, árvore de pixel, visitar a catedral de luz e som e assistir apresentações de corais e teatrais. Para facilitar o acesso da população, ônibus expressos com ornamentação natalina farão a integração até a praça. Além disso, uma operação especial vai ordenar o trânsito na região.

Casa do Papai Noel – A Casa do Papai Noel já está aberta diariamente no Campo Grande, e quem passar pelo local poderá experimentar um novo jeito de vivenciar a festa – com muitas luzes, adereços e ainda com a presença do bom velhinho. O espaço funciona mesmo horário da vila de Natal, onde terá uma série de atividades para pessoas de todas as idades.

Foto: Valter Pontes

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *