NotíciasSalvadorSaúde

Prefeitura realiza Dia D do Homem neste sábado (09)

Neste sábado (09), 67 postos de saúde da rede municipal abrirão das 08 às 17 horas para oferecer atendimento exclusivo ao púbico masculino. A ação que faz parte das atividades do Novembro Azul tem como objetivo de alertar os homens para importância dos cuidados com a saúde e, sobretudo, sobre os riscos do câncer de próstata.

Durante a estratégia serão ofertadas consultas médicas e odontológicas, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e da glicemia, vacinação, rastreamento de diabetes, exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além do pré-natal do parceiro e oficinas de planejamento reprodutivo com encaminhamento para contracepção cirúrgica (vasectomia) para os interessados. Os pacientes com disfunção sexual também serão encaminhados para tratamento gratuito. Será disponibilizado ainda a marcação de consultas especializadas com urologista.

Geralmente o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, destacou a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda.

HMS

Durante todo o mês de novembro, o Hospital Municipal de Salvador oferecerá aos homens cerca de 850 vagas para consultas com urologista, bem como aproximadamente 1000 vagas para exames de ultrassonografias da próstata, bolsa escrotal e do aparelho urinário. Os agendamentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas 140 unidades básicas de saúde do município.

Doença

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Em 2019, 237 homens vieram a óbito na capital baiana em decorrência do câncer de próstata.

Foto:Bruno-Concha Secom

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *