NotíciasSalvadorSaúde

Feira de saúde encerra ‘Novembro Azul’ em Salvador sábado (30)

O público masculino terá atendimento exclusivo na feira de saúde, evento que fará o encerramento da campanha ‘Novembro Azul’ voltada para o cuidado da saúde do homem pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Prefeituras-Bairro. O evento será no próximo sábado (30), na Rua Getúlio Vargas, final de linha de São Marcos, das 08h às 17h.

Serão ofertadas consultas médicas, nutricionais e urológicas, teste rápido, aferição de pressão arterial e da glicemia, auriculoterapia, confecção de cartão SUS, atendimento para o Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, primeiro passo, palestras e orientações sobre a saúde do homem. Será disponibilizado ainda o encaminhamento para especialidades e agendamento de exames laboratoriais na rede municipal da saúde.

Em 2019, 237 homens vieram a óbito na capital baiana em decorrência do câncer de próstata. “Atitudes preventivas eliminam o preconceito, a falta de informação e ideias equivocadas sobre a saúde do homem. Geralmente o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, esclareceu a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda.

No mês de novembro em Salvador, a SMS promoveu dois sábados com postos de saúde abertos para prestar assistência aos homens com mais de 30 mil atendimentos, além da oferta de mais de 1.600 vagas para exames voltados para o homem no Hospital Municipal de Salvador.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *