Tecnologia

Cinco coisas que caíram em desuso com a popularidade do WhatsApp

O WhatsApp foi lançado em 2009 e, com o tempo, seu uso se tornou massivo, criando um novo formato para a comunicação instantânea nos celulares Android e iPhone (iOS). Trocar mensagens, realizar ligações e videochamadas ficou mais fácil e barato, agora dependendo apenas de planos de Internet móvel ou Wi-Fi. Por isso, algumas práticas anteriores ao surgimento do aplicativo, como chamadas de voz por operadoras e o envio de SMS, acabaram caindo em desuso.

As mudanças ocorridas com a chegada do app ultrapassam a tela. Costumes como tocar a campainha são menos utilizados hoje em dia, já que muitas pessoas acabam usando o aplicativo para avisar que chegaram à casa do amigo, por exemplo. Os convites de aniversário em papel também têm sido substituídos por versões virtuais ou grupos em que o anfitrião passa os detalhes da festa. Confira, a seguir, uma lista que traz cinco coisas que caíram em desuso com o WhatsApp.

1. Campainha

As transformações causadas pela chegada do WhatsApp podem até ficar mais evidentes em práticas do dia a dia que envolvam ligações e mensagens de texto, mas até mesmo a campainha passou a ser menos utilizada, já que usuários podem simplesmente abrir o aplicativo e enviar “Cheguei”. O questionamento foi feito inicialmente pelo usuário @youngandjoven, no Twitter.

2. Mensagens SMS

Antes da existência do WhatsApp, o usuário precisava colocar crédito por meio de uma operadora para enviar mensagens SMS. Os “torpedos” eram muito utilizados, mas o serviço acabava ficando caro, já que a cobrança se dava por mensagem enviada. Com a chegada dos smartphones e do WhatsApp, a prática caiu em desuso no Brasil, principalmente por conta da rapidez e da facilidade no uso do aplicativo. O uso do Wi-Fi ou de um pacote de dados móveis gera menos custos e possibilita compartilhar mais facilmente fotos, vídeos e documentos.

3. Chamadas de voz com operadoras

A facilidade em mandar mensagens pelo WhatsApp deixou de lado a necessidade de realizar chamadas de voz por operadoras. O aplicativo possibilita conectar pessoas durante todo o dia e ainda permite o envio de mensagens de voz e outros áudios.

Além disso, o mensageiro também disponibiliza chamadas de voz pela Internet, tornando o custo por ligação extremamente baixo. Se o usuário estiver em uma rede Wi-Fi, é possível conversar por longos períodos sem gastar um centavo.

Chamadas de voz com operadoras se tornaram menos frequentes com o surgimento do WhatsApp — Foto: Luciana Maline/TechTudo

4. MSN Messenger

Quem nasceu nos anos 90 provavelmente passou tardes nos chats do MSN trocando mensagens e até mesmo jogando com os amigos. Embora simples, o mensageiro possuía funções similares às do WhatsApp, como colocar frases de status, fazer chamadas de vídeo e utilizar emojis. Com a chegada dos smartphones, o programa caiu em desuso, até que, em 2012, a Microsoft decretou seu fim.

5. Convites de aniversário

Como a maior parte das pessoas se comunica pelo WhatsApp, o aplicativo também é muito utilizado para marcar reuniões ou festas de aniversário. Com isso, os tradicionais convites de aniversário físicos são cada vez menos utilizados. Há ainda quem prefira fazer um convite virtual e mandar individualmente para cada contato. Outra alternativa é criar um grupo e passar as informações para todos de uma vez só.(Techtudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *