NotíciasPolíticaSalvador

Câmara de Salvador celebra 30 anos do Centro de Memória da Água

Com o objetivo de destacar a importância da água e incentivar o combate ao abandono das fontes e chafarizes de Salvador, uma sessão especial em comemoração aos 30 anos de fundação do Centro de Memória da Água na Bahia (CMAB) foi realizada no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador, na noite de quinta-feira (10). A mesa de trabalho foi presidida pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).

“Muitos espaços captadores de água foram construídos na época do Império e tiveram utilidade por muito tempo. Agora, cabe a nós recuperar, preservar e tornar essas áreas pontos de água potável”, frisou o vereador, que reforçou seu apoio e empenho para que o CMAB se mantenha forte na preservação da água.

A iniciativa do Legislativo Municipal foi elogiada pelo idealizador e fundador do CMAB, escultor Astor Carneiro de Lima, por abrir espaço, mais uma vez, para discutir sobre o centro. Em julho, uma audiência pública para tratar das condições atuais do espaço foi realizada por Odiosvaldo Vigas.

Os participantes da sessão especial alertaram sobre a escassez de água potável e os riscos que as gestões futuras podem enfrentar com a falta do “precioso líquido”. Em meio às várias explanações, foi salientado que, “no ritmo mundial atual, a água será valorizada como o petróleo”.

Dentre as propostas levantadas, foi sugerido que, para incentivar os projetos e programas de preservação, estudantes fossem levados às fontes da cidade para conhecê-las. O presidente da Academia de Letras da Bahia, empresário e escritor Joaci Góes, falou sobre a importância de os órgãos públicos e privados apoiarem o espaço que precisa continuar avançando.

Fundação

O Centro de Memória da Água na Bahia fica localizado no Parque do Queimado, bairro Caixa D´Água. Ele foi criado em abril de 1989, por Astor Carneiro de Lima, com o objetivo de combater o abandono das fontes e chafarizes de Salvador, que contam a história de fornecimento de água nos cinco séculos da capital baiana.

Como continuação do debate, uma exposição com peças que compõem o sistema do Parque do Queimado, de autoria de Astor Lima será realizada no Centro de Cultura da Câmara.

Também compuseram a mesa de trabalho a secretária municipal de Planejamento de Dias D’Ávila, Cristina Costa; o secretário municipal de Meio Ambiente de Dias D’Ávila, Sinval Rios; Lamartine Andrade; João Paulo Pititinga; o comunicador Jáder Félix; e o empresário Clarindo Silva. A solenidade contou ainda com apresentações do Coral da Câmara, regida pelo maestro Carlos Veiga, e a Fanfarra do Colégio Carlos Drummond de Andrade, de Dias D’Ávila.

Câmara Municipal de Salvador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *