NotíciasSalvador

Audiência pública sobre combate à sífilis em Salvador

O Centro de Cultura da Câmara Municipal (CMS), recebe na segunda-feira (21), a audiência pública ‘Combate à Sífilis em Salvador’. A atividade, realizada pela Ouvidoria da Câmara em parceria com o Projeto Interfederativo, é aberta ao público e será realizada às 9h.

A ideia do debate é discutir essa temática com autoridades, profissionais da saúde, secretários, estudantes e demais interessados na temática. “Precisamos criar campanhas e ações mais vigorosas para conseguir combater essa epidemia”, afirma a ouvidora da CMS, vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), de 2012 para 2018, o número de casos diagnosticados na Bahia aumentou de 1911 para 9900, tendo um crescimento de 518% em todo o estado. Apenas em Salvador, no ano passado, foram 3.597 ocorrências. No Brasil, há outro dado preocupante: no período de dez anos (2008-2018), a sífilis em gestantes deu um verdadeiro salto de mais de 808%. As ocorrências, que era de 7.304, chegaram a 59.022.

“É um problema muito grave de saúde pública, e cresceu extraordinariamente em Salvador”, comenta Aladilce, que ainda explicou sobre a doença. “Sem o tratamento adequado, ela pode deixar sequelas graves, e até levar à morte. Temos também a sífilis congênita, onde a criança já nasce com sérias lesões. É uma doença que estava controlada, mas a incidência voltou com muita força, o que significa que estamos sem prevenção de DSTs, e com serviços de saúde precários”, ressalta.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *