NotíciasPolíticaSalvador

Câmara vai promover sessão solene sobre os 30 anos do CMA

A Câmara Municipal promove no dia 10 de outubro, às 19 horas, uma sessão solene em comemoração aos 30 anos do Centro de Memória da Água na Bahia (CMA), localizado no Parque do Queimado, bairro Caixa d´Água, em Salvador. E para discutir o assunto, o proponente da homenagem, vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), recebeu em seu gabinete, na quarta-feira (18), o escultor Astor Carneiro de Lima e demais colegas para planejar a sessão. Astor, que criou o CMA há três décadas, vai expor no Centro de Cultura algumas das peças que compõe o sistema do Parque.

Em julho deste ano, o Legislativo Municipal realizou audiência pública para discutir as condições atuais do CMA. No debate, também promovido por Odiosvaldo, foi alertado sobre os riscos da falta de água e chamou atenção para o quase abandono das fontes e chafarizes, que contam a história de fornecimento de água nos cinco séculos da capital baiana. O vereador destaca o papel do Centro de Memória “que trabalha há 30 anos pela preservação desses espaços aquíferos e que necessita de apoio dos órgãos públicos e privados nas suas ações”.

No evento de julho, os participantes salientaram que no ritmo mundial atual, a água acabará tão valorizada quanto o petróleo. Foi afirmado também, que o líquido não pode ser só uma memória e a realidade se dará com projetos e programas de preservação, propondo-se, por exemplo, que os estudantes sejam levados a conhecer as fontes da cidade. O idealizador do CMA, Astor Carneiro de Lima, ao referir-se aos 80 mil metros quadrados do Parque do Queimado, salienta que audiências públicas, sessões especiais e exposições acerca do tema, representam formas de se pedir auxílio.

Odiosvaldo disse que muitos desses espaços de captação e fornecimento de água foram construídos na época do império e tiveram utilidade por muito tempo. “Cabe a nós agora, recuperar e preservar essas áreas, torná-las em pontos de água potável”, frisa ele.

A expectativa do vereador é que o evento de 10 de outubro conte com a participação de colaboradores históricos do CMA: o poeta Carlos Capinam; o escritor Joaci Góes; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Moraes; o arquiteto Paulo Ormindo Azevedo; e outros nomes notáveis da Bahia.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *