NotíciasSalvador

“Tô na Área” levará serviços da Prefeitura nas comunidades aos finais de semana

Um universo de ações municipais integradas em um único local para assegurar a participação da comunidade da gestão pública e aproximar a gestão das pessoas. É com esse intuito que a Prefeitura lançou o projeto “Tô na Área – pra deixar tudo massa”, na manhã deste sábado (10), na Boa Vista de São Caetano. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão; demais gestores municipais e população.

A iniciativa visa levar ações integradas para as comunidades de Salvador, sejam obras, serviços ou programas, em articulação com as diversas secretarias e órgãos municipais, O ponto de partida da programação foi a Escola Municipal Helena Magalhães, onde acontecia a Prefeitura-Bairro Itinerante, feira instalada com mais de 50 serviços da Prefeitura como marcação para consultas médicas e cadastro em programas como o Primeiro Passo, Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

“O objetivo do Tô na Área é levar a Prefeitura a cada canto da cidade, reforçando as ações de descentralização da administração municipal que vem sendo realizadas desde 2013. O projeto, que vai acontecer todos os sábados e, eventualmente, aos domingos, é composto por serviços como limpeza, iluminação, saúde e educação, e também obras. Somente hoje, todos os órgãos municipais estão aqui, realizando mais de 64 ações envolvendo serviços de atendimento e infraestrutura. A expectativa das comunidades é ver os problemas resolvidos e a Prefeitura chega para realizar as obras”, explicou o prefeito.

Demais ações – A programação também envolveu caminhadas pelas ruas do bairro, desde a Praça Fonte da Vida, no final de linha, até o Campo do Poeirão, onde foram assinados pelo prefeito ACM Neto o decreto de instituição do projeto e as ordens de serviço para recuperação do Canal e do Campo do Poeirão, antigas demandas da população. Também foram realizadas vistoria nas praças da Mangueira e das Pitangueiras.

Profissionais da Secretaria de Manutenção (Seman) realizaram serviços como poda de árvores, paisagismo, operação tapa-buraco, pintura de praças e quadras e manutenção de pequenos canais. Além disso, estiveram presentes equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Diretoria de Iluminação Pública, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizando a campanha de vacinação contra o sarampo.

Para a aposentada Nélia Bispo, moradora da Boa Vista de São Caetano desde que nasceu, há 61 anos, o Tô na Área foi a melhor coisa que aconteceu na história do bairro. “Nós tivemos governantes e obras prometidas aqui que nunca foram cumpridas. Agora, o prefeito determinou essas obras que vão complementar nosso modo de viver. Foi melhor do que ganhar na loteria”, afirmou, satisfeita.

Conceito – O objetivo do “Tô na área” é realizar ações estratégicas de manutenções dos serviços públicos essenciais nos bairros, aproximando gestores públicos da população e vistoriando de perto (caminhando) os problemas específicos de cada bairro para a busca de soluções mais sensíveis e ágeis, além de levar inaugurações e ordens de serviço para os locais visitados. Nos bairros, também serão promovidas atividades educativas e culturais e prestação de serviços nas áreas sociais, de saúde e educação.

Foto:Max_Haack_Secom

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *