NotíciasSalvador

Salvamar orienta população para fortes correntes marítimas nas praias

O tempo chuvoso e os fortes ventos que têm marcado presença em Salvador tornam as correntes marítimas mais fortes e trazem a necessidade de redobrar os cuidados na hora do banho de mar. Para garantir a segurança dos banhistas e evitar situações de afogamentos, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), terá 37 postos fixos (mirantes) ocupados por noventa salva-vidas durante este final de semana t.

Os postos ficam localizados na região da orla de Salvador, trecho que compreende do Jardim de Alah até Ipitanga. O órgão também possui um quadriciclo que realizará rondas pela localidade, garantindo mais agilidade no atendimento.

A Salvamar orienta que os banhistas estejam atentos às sinalizações nas praias, bem como sigam sempre as orientações dos profissionais sobre os melhores locais para banho. Recomenda-se também observar o nível da água até a cintura para o banho seguro e que seja evitado o uso de bebida alcoólica antes de entrar no mar.

Atualmente, o órgão tem 253 funcionários entre os setores administrativo e operacional. Semanalmente, o efetivo participa de capacitações e treinamentos físicos e técnicos intensivos através do Setor de Treinamento (Setre), no intuito de prepará-los para atender os banhistas de forma mais ágil e eficiente.

Balanço – De janeiro até agosto deste ano, o órgão registrou 634 ocorrências, com cinco mortes. Os maiores índices de ocorrências ocorrem nas praias de Jardim de Alah, Jaguaribe, Piatã, Itapuã, Stella Maris e Flamengo. Em todo o ano de 2018, foram registradas 990 ocorrências e duas mortes, uma na Praia do Flamengo e outra no Corsário.

Foto:Gilmar-Castro-Agecom

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *