Prefeitura leva serviços de saúde à população neste sábado (31)

Uma equipe da Vigilância Ambiental (VISAMB), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, composta por 05 técnicos, estará de prontidão para análise da água dos reservatórios residenciais, no bairro do Arenoso, neste sábado (31). Os moradores deverão levar uma amostra de 200 ml (um copo), para análise do teor de cloro.

O principal objetivo é minimizar os riscos à saúde da população, sobretudo, na prevenção de doenças hídricas evitáveis, como as diarreias, por exemplo.

“Já fizemos um trabalho de análise da qualidade da água dessa região, fornecida pela embasa, e constatamos que o teor de cloro está dentro do padrão estabelecido -0,02 e 2,0 mg/L-. No entanto, se não houver a limpeza adequada e de forma regular dos reservatórios residenciais, o acúmulo de sujeira, poderá baixar esse teor e comprometer a qualidade da água. Por isso, a importância dessa iniciativa” explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Lourenço Ricardo.

Após a medição, se for detectado que a água está comprometida, o morador receberá uma cartilha contendo orientações sobre a forma adequada de limpar o tanque e a regularidade dessa limpeza, completou Lourenço.

Outra ação da SMS presente na região, será o projeto “Viva melhor Sabendo Jovem”, uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Unicef e unaids. A iniciativa consiste na prevenção de Doenças Sexualmente transmissíveis, quando serão ofertados testagem rápida para a detecção do vírus HIV.

É necessário que os interessados apresentem documento de identificação pessoal e cartão SUS. O resultado sai em 30 minutos e os possíveis casos confirmados serão encaminhados para um dos Serviço de Atendimento Especializado (SAE), quem funcionam no Multicentro Liberdade, Santo Antônio e Marymar Novaes, no bairro do Dendezeiros, para tratamento e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.

“O objetivo principal é acelerar e fortalecer a resposta para impedir uma possível epidemia de HIV/AIDS entre adolescentes e jovens, na capital, explicou a coordenadora do Programa de Controle das IST`s (Infecções Sexuais), Helena Lima.

As ações acontecerão na Escola Municipal do Beiru, localizada na Rua da Mangueira, 75, e fazem parte do projeto “Tô na área”.

Já nos bairros de Fazenda Grande do Retiro e região do Cabula os moradores contarão com serviços como:

Cabula

Aferição de Pressão Arterial; avaliação clínica, nutricional e pediátrica; avaliação odontológica; teste de glicemia capilar; serviço de vacinação; testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis; escovação supervisionada; acompanhamento de saúde do Serviço Bolsa Família como pesagem e medição das crianças e gestantes, além de atendimento em Serviço Social.

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prestarão orientações a comunidade sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

Local: Rua Direta da Lagoa, nº07, Amazonas de Baixo (AMAB- Associação dos Moradores do Amazonas de Baixo), Cabula IV.

Fazenda Grande do Retiro

Testes de glicemia, medição de pressão arterial e distribuição de preservativos.

Local: Escola Estadual Bento Gonçalves, Av. Avenida Melo Moraes Filho, 311, Fazenda Grande do Retiro, (Depois da entrada do Alto do Peru).

A iniciativa é uma parceria com a Polícia Militar, através da Base Comunitário de São Caetano, em comemoração ao 6º aniversário da Base.

Para os atendimentos de saúde é necessário apresentação do documento de identificação pessoal e cartão SUS.

Referente a atualização de saúde do Bolsa Família, é necessário a apresentação da Caderneta de Saúde da Criança (para menores de sete anos) e cartão de gestante (apenas para mulheres grávidas). O objetivo é verificar se as famílias atendidas pelo Programa estão cumprindo as exigências do Governo Federal: as crianças devem estar vacinadas e as mulheres, caso estejam grávidas, devem ter acompanhamento pré-natal.

As atividades serão realizadas das 08:00 às 12:00 horas.

ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: