NotíciasSalvadorSaúde

Prefeitura intensifica ações sobre importância do aleitamento materno no Agosto Dourado

“Empoderar Mães e Pais. Favorecer a Amamentação”. Esse é o mote da edição de 2019 da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada na capital baiana entre 01 e 07 de agosto, mês do Aleitamento Materno, por isso chamado de Agosto Dourado. As ações da #SMAM19 e do Agosto Dourado decorrerão da parceria entre a Prefeitura de Salvador, Unicef, Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (COAMAS) e Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM), tendo como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição e garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a subcoordenadora da Atenção Materno-Infantil da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Sacramento.

O tema deste ano pretende adotar uma abordagem inclusiva quanto à equidade de gênero para se levar em consideração as necessidades de todos em relação à amamentação. “A amamentação exige um esforço de equipe e requer uma cadeia de apoio para criar um ambiente propício que permita às mães amamentar de forma otimizada. Embora a amamentação seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade”, explicou.

A abertura oficial da mobilização acontece nessa quinta-feira (01), a partir das 18h horas, no auditório da Sociedade Brasileira de Pediatria, na Av. Magalhães Neto. Durante a solenidade de abertura serão apresentados os números e dinâmicas de ações do Agosto Dourado na capital.

Para este mês ainda estão programas as atividades como “Mamando no Metrô” prevista para acontecer entre 19 e 23 de agosto, mais uma edição do “Mamando no Parque da Cidade” que acontecerá no dia 25 de agosto, além de uma caminhada e o III Seminário Agosto Dourado no próximo dia 14 de agosto, na sede do Ministério Público Estadual, no CAB.

As ocasiões vão reunir equipes multiprofissionais de saúde, disponíveis para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o aleitamento materno, bem como atividades educativas sobre amamentação, oficinas, rodas de conversas, dança, música, pintura, poesia e troca de experiências.

Durante todo o mês temático, a SMS vai intensificar palestras, atendimentos de puericultura e distribuição de material educativo nos postos de Salvador para sensibilização sobre a importância da amamentação.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *